Confira dicas de segurança para compras e saída de Natal

Bolsa deve ser colocada na frente do corpo e o antebraço deve cobrir (Fotos: Portal Infonet)

A busca pelo presente de Natal, a roupa para a data festiva ou até a saída para se reunir com a família e amigos e saborear a ceia natalina devem ser pautadas pela segurança. Dicas como evitar sair com dinheiro em cédula, observar as pessoas que estão ao redor e evitar andar sozinho pelas ruas durante o período noturno são algumas recomendações da Polícia Militar (PM).

Segundo a capitã Evangelina de Deus, responsável pelo setor de comunicação da PM, é preciso ficar atento, pois os bandidos buscam pessoas distraídas, que estão despreocupadas com os pertences que carrega.

“Orientamos que, na medida do possível, as pessoas não usem cédulas e que se quiserem pagar à vista, que usem débito. Se for tirar dinheiro em cash, e se for mulher, que esteja acompanhada de uma pessoa do sexo masculino. Evitem cashs em locais isolados, não forneçam informações a pessoas estranhas e vejam se tem alguém suspeito ao redor. Sacou o dinheiro? Coloque rapidamente na bolsa e saia. Nada de contar as cédulas do lado de fora”, orienta a capitã.

Compras

Carteira deve estar em local mais protegido

Quem estiver fazendo compras em locais abertos, a dica de Evangelina é evitar o uso de celular e que não leve relógios ou pertences que chamem a atenção. Com relação à bolsa, esta sempre deve estar à frente do corpo e com o antebraço em cima. “Jamais coloque atrás”, destaca.

Para os homens que usam carteira, a orientação da capitã é colocá-la em um bolso lateral ou na frente e, se for colocar atrás, que seja em um bolso com zíper ou botão. Para quem não pode usar esses artifícios e prefere usar a carteira no bolso traseiro, a dica é usar uma camisa mais comprida, que cubra o utensílio.

Saída

As saídas, principalmente à noite, merecem atenção. Quem for entrar em garagens, Evangelina ressalta que deve parar do lado oposto da rua, observar através dos retrovisores se existem pessoas suspeitas. Caso haja, o ideal é dar uma volta no quarteirão. “Para quem vai sair a pé, evite andar sozinho. Procure sair acompanhado e em grupo”, complementa.

A capitã explica que durante todas as horas do dia uma equipe reforçada da polícia vai atuar e estará à disposição da sociedade. Qualquer ocorrência ou eventualidade, basta ligar para o 190 e solicitar apoio.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais