Conselho da PM começa a julgar conduta do tenente-coronel Eliezer

Momento em que o tenente-coronel Eliezer [o terceiro da esquerda para a direita, nesta imagem] deixa o Fórum Gumersindo Bessa após uma das audiências (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Comando Geral da Polícia Militar aguarda o desfecho do julgamento da conduta do tenente-coronel Eliezer da Silva Santana para definir o destino do policial, preso acusado por prática de crime de prevaricação [deixar de cumprir com as atribuições], ameaça e difamação em ação judicial movida pelo promotor de justiça João Rodrigues. O Conselho de Justificação, formado por coronéis da PM, iniciou os trabalhos de apuração da condutar do tenente-coronel nesta quarta-feira, 20. As oitivas foram realizadas em sigilo no Presídio Militar de Sergipe, onde o PM permanece preso por determinação judicial.

O Conselho de Justificação tem a atribuição de investigar a condução do policial e, ao final, formalizar um relatório, optando pelo destino do tenente-coronel [pela manutenção dele ou não na corporação]. O relatório será avaliado pelo comandante geral da Polícia Militar e, posteriormente, pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), por se tratar de um procedimento administrativo previsto na legislação militar.

Neste procedimento, conforme explica o major Fábio Machado, chefe da PM5 [setor responsável pela comunicação social da corporação], as ações do Conselho de Justificação são sigilosas e o Comando Geral da PM só se manifestará quando toda a investigação for concluída.

O tenente-coronel Eliezer Santana terá oportunidade de apresentar defesa e, dependendo do resultado do Conselho de Justificação, ele ainda pode recorrer administrativamente e, ao final, também ao Poder Judiciário.

O Portal Infonet tentou ouvir a defesa do tenente-coronel, mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais