Coronavírus: locutor convoca cliente a ir às ruas e acaba na Polícia

Luiz Ribeiro poderá ser responsabilizado por incitar o crime (Foto: reprodução do primeiro vídeo que circulou em redes sociais)

A Polícia Civil investiga a responsabilidade de um animador do centro comercial, que trabalha como protagonista de publicitário para divulgar as atividades empresariais de Aracaju e, com a vestimenta de um super-herói, induz a população a desprezar as determinações do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de Aracaju, pelo recolhimento das pessoas enquanto durar a disseminação do coronovírus em solo brasileiro.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública recebeu os vídeos, nos quais Luiz Ribeiro de Andrade demonstra desdém com a pandemia do coronovírus, o COVID-19 oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Ao coronavírus, apresentem a conta de água, a conta de luz, as suas contas”, diz, usando um microfone, circulando pelas principais ruas centrais da capital sergipana.

Sergipe já apresenta sete casos confirmados da doença, que já matou muitas pessoas em vários países e segue em crescimento no território brasileiro. Messo assim, o homem que classifica os prováveis clientes como superamigos conclamou a população a ir às ruas. “Não escutem o que estão falando. Vamos nos prevenir trabalhando, todo mundo siga suas vidas normalmente, não se ganha dinheiro com audiência, mandando o povo ficar em casa, vamos trabalhar que a vida segue”, ressaltou o locutor, fazendo referência as maiores redes de televisão do país.

Com o vídeo em mãos, a Secretaria de Estado da Segurança Público abriu um procedimento e convocou o locutor a prestar esclarecimentos. À Polícia, Luiz Ribeiro assegurou que as declarações foram feitas por iniciativa própria por estar temeroso com a repercussão dessa doença sobre a economia brasileira e possibilidade da crise causar desemprego.

No cartório da Coordenaria da Polícia Civil da Capital (Copcal), Luz Ribeiro assinou Termo de Ocorrência Circunstanciado e gravou um outro vídeo, também vestido com a mesma indumentária do super-herói, para pedir desculpas à população. “Olá superamigos, passo aqui para pedir perdão e desculpas a cada um de vocês que viu meu vídeo anterior, dizendo que as pessoas podiam sair nas ruas”, destacou, ao iniciar a gravação desse novo vídeo. “Não podem. Nós estamos vivendo um momento de quarentena mesmo. O coronavírus é coisa séria, é pandemia. Pandemia mundial”, prosseguiu. E conclui o vídeo com orientações para o uso de álcool gel e lavar as mãos com frequência com água e sabão, observando a necessidade das pessoas manterem-se afastadas uma das outras. E arremata: “todos contra o coronavírus”.

Apesar do pedido de desculpa, o procedimento não foi arquivado. Será encaminhado ao Poder Judiciário e Luiz Ribeiro fica sujeito a ser responsabilizado por crime previsto no artigo 286 do Código Penal: “incitar, publicamente, a prática de crime”.

 

por Cassia Santana

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais