Covid-19: UFS prevê novo pico da doença em SE entre março e abril

A projeção de mortes para o dia 18 de janeiro foi calculada em 2.620 óbitos.  (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

O aumento de casos do novo coronavírus (Covid-19) no estado de Sergipe já está refletindo em novas projeções da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo os pesquisadores da instituição, um novo pico da doença no estado pode vir a ser registrado entre os dias 20 de março e 10 abril. A projeção de mortes para o dia 18 de janeiro foi calculada em 2.620 óbitos.

“Essa projeção estatística não é sinônimo de uma precisão nos números. O estudo mostra um alerta justamente para que medidas sejam feitas e essa projeção não se torne realidade”, argumenta o professor da UFS, Lysandro Borges. Ele orienta ainda que as pessoas respeitem o distanciamento social e façam uso da máscara. “É preciso que as pessoas respeitem individualmente as medidas de prevenção da doença”, salienta.

Outro ponto destacado pelo professor é a alta taxa de transmissibilidade do vírus em Sergipe. De acordo com Lysandro, atualmente essa taxa está em 1,11, ou seja, 100 pessoas podem transmitir o vírus para outras 111. “A taxa de transmissão do vírus em Sergipe é a mais alta do Brasil. E no dia 25 de novembro nós chegamos a ter 1,47. Números muito altos”, afirma o professor universitário.

Lysandro diz ainda que o ‘fator carnaval’ é bastante preocupante. “Embora as festas estejam canceladas, muitas pessoas podem criar festejos em casa, causando aglomerações. Isso é muito perigoso”, alerta o docente. “Talvez as pessoas estejam relaxando os cuidados em virtude de uma aproximação do uso da vacina. Mas a projeção do Ministério da Saúde é que levará um ano para vacinar toda a população brasileira.”, destaca.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais