Cuidados na compra do pisca-pisca para o natal

Os consumidores precisam estar atentos ao comprar os adereços para a árvore de natal neste ano. A compra de produtos ilegais ou sem o selo de qualidade pode ocasionar acidentes domésticos e estragar o clima natalino. “A mercadoria precisa atender requisitos exigidos no regulamento do Inmetro”, disse Miguel Seixas.

Seixas é gerente de metrologia e qualidade do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS), que representa o Inmetro no Estado. Ele descreve os cuidados que o comprador necessita ter antes de adquirir um dos produtos mais vendidos nesta época.

“A legislação diz que na embalagem do pisca-pisca devem estar contidas informações de potência, voltagem e modo de uso. Além disso, o selo de qualidade deve estar estampado e as instruções escritas em português”, alerta. O mesmo conselho serve para ‘papais noéis’ eletrônicos.

Presentes

Além da fiscalização aos acessórios para a decoração da árvore de natal, os fiscais do ITPS estarão de olho em outros objetos muito procurados no período de final de ano, como brinquedos, roupas e produtos eletrônicos. “Em caso de irregularidade, a mercadoria é apreendida e o estabelecimento autuado”, explica Miguel.

O gerente do ITPS pede que os próprios consumidores denunciem irregularidades através do telefone (0xx79) 31798055 ou pelo email ouvidoria@itps.se.gov.br.

Por Glauco Vinícius e Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais