Major Mendes e o delegado Valter Simas (Fotos: Portal Infonet)
Na tarde desta quinta-feira, 29, o coordenador da Defesa Civil, major Erivaldo Mendes, prestou depoimento na 2ª Delegacia Metropolitana a respeito do desabamento da marquise que tirou a vida de Vanuza Silva dos Santos, de 30 anos, no último dia 26. Pela manhã o delegado ouviu representantes da Emurb, conforme já noticiado pelo Portal Infonet.
Mendes apresentou um relatório técnico que pode facilitar a compreensão sobre o que de fato aconteceu e ajudar a concluir sobre a responsabilidade pelo acidente.
“O culpado é quem realiza a obra. Existem contratantes e contratados, mas obviamente essa conclusão de culpados não cabe a nós, vai caber ao inquérito policial. Cabe a nós da Defesa Civil identificar as causas do acidente, a dinâmica de como ele veio a acontecer e o que provocou o acidente.
Só depois o delegado vai oncluir de quem é a responsabilidade”, enfatiza Mendes. Delegado Valter Simas
Fiscalização
Questionado sobre a responsabilidade da fiscalização, o coordenador conta que a região do Centro da capital é uma área com edificações bastante antigas. “Essa vistoria periódica não é de responsabilidade da Defesa Civil, obviamente que o poder público municipal é quem tem a obrigação e o dever de fiscalizar a manutenção dos prédios dentro de Aracaju”, afirma o major.
Ele salienta que existem leis municipais que obrigam essa manutenção e apresentação de um relatório feito por técnicos ou profissionais da área de engenharia, que garanta a manutenção devida das edificações.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B