Defesa Civil e Crea vistoriam agência do INSS após teto desabar

Equipes da Defesa Civil e Crea estiveram no prédio do INSS e do Datprev (Foto: Joaquim Antônio Ferreira)

Parte do teto da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) localizado na avenida Ivo do Prado, em Aracaju, desabou na manhã desta segunda-feira, 20. O desabamento aconteceu na sala de atendimento, por volta das 8h30, mas ninguém se feriu. A Defesa Civil e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE) estiveram na agência fazendo vistorias.

Parte do teto caiu na sala de atendimento aos contribuintes do INSS (Foto: Joaquim Antônio Ferreira)

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), Joaquim Antônio Ferreira, cerca de 300 pessoas são atendidas diariamente na sala de atendimento, local que aconteceu o desabamento. “Por sorte as pessoas estavam na fila e não tinha ninguém sentado nas cadeiras onde parte do teto caiu. Caiu o teto e telhas de amianto. Se alguém estivesse ali ia se machucar feio”, afirma.

Equipes da Defesa Civil, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE) e do setor de engenharia do INSS estiveram na agência fazendo uma vistoria no local. “ O incidente aconteceu durante a execução da obra de recuperação do prédio da Dataprev. Um funcionário durante a desmontagem de um andaime mecânico deixou cair um contrapeso, que é um lastro de concreto de 18 quilos, que acabou quebrando as telhas e caindo no salão de atendimentos do INSS, mas isso não compromete a estrutura do prédio, foi uma ocorrência causada durante um procedimento”, explica Major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Contrapeso desabou durante desmontagem do andaime (Foto: Joaquim Antônio Ferreira)

A Defesa Civil informou ainda que a empresa responsável pela obra de restauração do prédio da Dataprev tem todas as licenças e autorizações para execução do serviço. “O CREA também participou da inspeção e vai notificar o responsável técnico pela obra para esclarecer porque aconteceu esse incidente. Nós da Defesa Civil recomendamos que a obra seja paralisada até que sejam prestados os esclarecimentos ao CREA e adotadas todas as medidas de segurança”, diz Major Sílvio.

Essa já é a terceira vez que há problemas de desabamento na agência do INSS da Ivo do Prado. Em 2018 parte do teto caiu e a Defesa Civil interditou o prédio. “Em 2018 aconteceu por conta das chuvas, mas, os outros dois desabamentos, incluindo esse de hoje, foram provocados por questões ligadas a obra de reparo no prédio da Dataprev”, afirma Joaquim.

Os reparos serão feitos pela empresa responsável pela obra do Dataprev (Foto: Joaquim Antônio Ferreira)

O INSS confirma que ninguém ficou ferido porque no momento do desabamento as pessoas estavam na fila de atendimento, e que mesmo com o incidente o atendimento não foi suspenso. O INSS informou ainda que hoje, no final do dia, a empresa responsável pela obra do Dataprev fará os reparos no local.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais