Delegados aguardam resposta do Governo até a próxima segunda-feira, 9

(Fotos: Portal Infonet)

Os delegados de polícia se reuniram na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório da Academia de Polícia (Acadepol) para avaliar o movimento que reivindica melhores condições de trabalho e um aumento salarial. Na ocasião, eles decidiram aguardar uma resposta do governador Marcelo Déda (PT) prevista para a próxima segunda-feira, 9, quanto às reivindicações da categoria.

Sobre deixarem de trabalhar em mais de uma delegacia, representantes da Associação dos Delegados de Sergipe (Adepol) informaram que a decisão foi tomada com base em um parecer da Procuradoria Geral do Estado. Antes, a categoria cumpria escala em 21 municípios com delegados lotados em mais de uma delegacia.

O parecer de número 4068/2005 da PGE é contrário à dupla escala dos delegados interpretando que o trabalho em mais de uma delegacia fere os princípios constitucionais da “legalidade” e “eficiência”.

Além disso, a categoria pleiteia 35% de reajuste salarial, mais 5% prometido em 2008, 5% do reajuste linear anual e ainda a projeção de mais 5% para o próximo ano. Além da reestruturação das delegacias que está precária e que precisariam passar por uma reforma.

De acordo com o delegado Jéferson Alvarenga da diretoria da Adepol, o prazo para o governo responder às reivindicações da categoria encerraria hoje. “Na semana passada nós tivemos o atendimento por parte do governador no sentido de que até essa sexta-feira teríamos uma resposta sobre os nossos pleitos. Hoje é sexta-feira e ainda não recebemos uma resposta de qual seria o posicionamento do governo”, destaca.

Jéferson informou que as ações dos delegados durante o movimento é progressiva. “Por enquanto nós estamos nas ações de mobilização já que a categoria está mobilizada. Estamos aguardando uma atitude por parte do governo de apresentar a contraproposta daquilo que o governo pode pagar e negociar em cima disso. Não estamos em greve, mas estamos mobilizados, as nossas ações são progressivas e o nosso objetivo na verdade é ter condições de trabalho”, conta Alvarenga.

O delegado Jeferson Alvarenga

Dupla Jornada

O Portal Infonet entrou em contato com a procuradora do Estado Tatiana Arruda que informou que o parecer 4068/2005 da PGE não trata especificamente da questão da acumulação das delegacias, mas sim da ajuda de custo e diárias aos delegados que se encontram nessa situação.

“Na época a procuradoria foi solicitada para verificar a possibilidade de pagamento para os delegados que estivessem nessas condições, mas a procuradoria percebeu que não seria possível esses pagamentos. O que existe é um consenso sobre a impossibilidade de um delegado acumular funções, até porque na época do parecer os delegados estavam acumulando cinco ou seis delegacias, a situação hoje é mais amena já que os delegados acumulam no máximo duas delegacias”, afirmou a procuradora reconhecendo que apesar do objeto do parecer ser especificamente sobre o pagamento de ajuda de custo e diárias, o teor do mesmo cita que não é eficiente um delegado executar suas funções em mais de um município.

Negociação com o governo

Ainda no final da manhã desta sexta-feira, 6, Chico Buchinho que é responsável pela Subsecretaria de Assuntos Sindicais do Governo do Estado se reuniu com os delegados, mas não houve uma posição ainda. Um novo encontro foi marcado para a próxima segunda-feira, 9.

O adiamento das negociações foi justificado por conta da viagem que o governador Marcelo Déda realizou nesta semana à Brasília. “Ele chegou a poucos instantes e está indo para o interior cumprir uma agenda de compromissos e na segunda, o governo vai dar uma posição”, informou secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Comunicação, Sales Neto.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais