Dez cidades sergipanas estão em situação de emergência devido à seca

Apenas os carros pipa dos municípios estão atuando para combater a seca. (Foto: arquivo/ Portal Infonet)

O Governo Federal reconheceu situação de emergência hídrica em dez municípios sergipanos. São eles: Carira, Canindé do São Francisco, Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto. As cidades estão localizadas nas regiões do alto sertão sergipano, agreste central sergipano e centro sul sergipano.

De acordo com a Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), o número de municípios afetados pela seca ainda deve crescer, englobando as cidades de Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida e Gararu. “Esses municípios nos procuraram para fazer uma decretação de situação (de emergência). A gente vai avaliar documentação e ver se atende aos critérios para se decretar”, diz o tenente-coronel Luciano Queiroz, diretor da Depec.

Os três municípios que ainda não tiveram sua decretação confirmada, só devem receber a operação carro-pipa após a homologação do Governo Federal.

Carro-pipa

Atualmente, apenas os carros pipa dos municípios estão trabalhando para realizar a distribuição de água. “A operação carro pipa está suspensa por falta de recursos orçamentários encaminhado para o Exército Brasileiro. Só está sendo atendida com os carros pipa dos municípios. A princípio está suspensa, mas possivelmente nessa semana retorna a operação nestes municípios”, explica Luciano.

Ao todo, 58 caminhões pipa estão suspensos no momento e mais de 37 mil pessoas estão sendo afetadas pela seca.

Por Milton Filho e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais