O edital de licitação do transporte público da Grande Aracaju foi lançado nesta quinta-feira, 20. O documento prevê a contratação de duas empresas para operar as frotas de ônibus nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Aracaju, o edital contempla dois lotes e estabelece a compra de 473 ônibus para circular na região metropolitana. Além disso, o documento aponta requisitos como veículos com idade máxima de cinco anos e meio, com sinal Wi-Fi e inserção progressiva de ar-condicionado nos ônibus.
Ainda conforme a PMA, o edital estará aberto para concorrência a nível nacional e o documento final contempla uma sequência de ações que foram efetivadas. “Entre as mais importantes estão: a instalação da autarquia e a contratação da consultoria da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), responsável pela análise e diagnóstico do sistema de transporte que abrange as quatro cidades”, explicou a prefeitura.
A licitação
O processo licitatório iniciou com a construção do Consórcio do Transporte Coletivo Metropolitano em 2018, formado pelos prefeitos dos quatro municípios que compõem a Grande Aracaju. O projeto passou por um vasto estudo técnico, apreciação dos gestores municipais, juntamente com técnicos da mobilidade urbana de cada cidade envolvida.
O edital de licitação estará aberto para concorrência nacional de toda e qualquer empresa do setor que queira operar o sistema na Grande Aracaju. O interesse em participar da disputa já foi sinalizado por empresas que já realizam o serviço na região metropolitana, como explicou a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz.
Com informações da PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B