Edvaldo e Eliane lançam Observatório Social de Aracaju

Observatório Social de Aracaju foi lançado nessa quinta-feira, 5 (Foto: Ana Lícia Menezes)

Entre todos os investimentos realizados em Aracaju pela atual gestão, a maior parte deles é destinada aos bairros mais carentes da cidade. A preocupação com o social se reflete nas obras de infraestrutura e melhorias constantes no dia-a-dia da população. E para conhecer melhor a realidade dos moradores mais carentes da cidade, foi lançado na manhã desta quinta-feira, 5, o Observatório Social de Aracaju, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pela vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino.

Tendo como principal objetivo mapear a realidade social de Aracaju e fortalecer as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população, o Observatório Social é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência Social que, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou, durante um ano, um aprofundado estudo social que resultou nos dados contidos no Observatório.

O projeto apresenta o perfil das famílias que estão inseridas no Cadastro Único do município. Com o mapeamento, é possível verificar quais os bairros da cidade com o maior índice de famílias em situação de vulnerabilidade social, a faixa etária, raça e gênero, entre outras informações.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o mapeamento realizado será fundamental no planejamento das políticas públicas. "Vamos concentrar o trabalho nas áreas que mais necessitam, levando em consideração as especificidades de cada uma, por isso esse diagnóstico é tão importante para a nossa cidade. Esse trabalho servirá para nós, da prefeitura de Aracaju, cada vez mais melhorar nossas ações, pois ele permite que a gente tenha um diagnóstico das desigualdades existentes na cidade, onde há mais ou menos desenvolvimento, onde há mais violência e qual a real situação das nossas crianças, adolescentes e idosos", ressalta.

Os resultados deste diagnóstico ficarão disponíveis para que a Prefeitura Municipal, através de todas as secretárias, possa contar com dados técnico-científicos que irão nortear ações e projetos realizados na cidade. As informações ainda servirão como fontes de estudos para pesquisadores e também poderão ser acessadas por qualquer cidadão através do endereço www.aracaju.se.gov.br/observatoriodearacaju ou código QR code disponibilizados em folders explicativos.

A vice-prefeita Eliane Aquino explica que a iniciativa ajudará a direcionar os serviços prestados à população. "Num momento de extrema crise financeira no município de Aracaju, nós precisamos otimizar os recursos públicos e, pra isso, o Observatório tem nos ajudado. Pegamos todas as informações do Cadastro Único, que é o cadastro mais completo que existe dentro do município, e fizemos um recorte por bairro, conhecendo essas pessoas, o perfil de todas elas. Agora que temos esses dados estatísticos, vai facilitar e melhorar a qualidade do serviço em todas as áreas", afirma.

Eliane ainda destaca a importância do trabalho intersetorial realizado pelas secretarias e demais órgãos públicos do município. "Eu falo que a Assistência Social é uma pontinha, ela sozinha não consegue transformar a vida de ninguém. Através da educação, da saúde, da política do trabalho e geração de renda, aí sim a gente consegue transformar, mas para isso é preciso conhecer. O Observatório Social, sem sombra de dúvida, é um marco na área social do município de Aracaju. Através da coleta, transformação e socialização dos dados, vamos otimizar todas as nossas políticas para a nossa área e, principalmente, fazer com que gente aumente cada vez mais a nossa produtividade", completa.

Dados

O diagnóstico realizado pelo Observatório concluiu que os bairros com a maior concentração de moradores em situação de vulnerabilidade são o Coqueiral, na Zona Norte, e o Santa Maria, na Zona Sul, áreas onde a gestão de Edvaldo Nogueira já tem atuado.

"Agora mesmo estão sendo pavimentadas 27 ruas no Coqueiral. No 17 de Março são cerca de 20 vias mais a escola e o posto de saúde que vamos inaugurar e, a partir de agosto, vamos começar a construção da maternidade. No meu governo, até o final deste ano, vamos investir R$310 milhões em obras na nossa cidade, é a prefeitura no Brasil que mais vai investir, tudo isso fruto do trabalho, da competência e da ética do nosso governo", finaliza.

Em Aracaju, 187.396 pessoas estão inseridas no Cadastro Único, representando 30% da população, sendo 61% composto por mulheres. O diagnóstico ainda constatou que 60% da população do município é composta por pretos e pardos e que jovens, de 15 a 29 anos, não estudam e não trabalham.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais