Eleição da OAB: cada um gasta o que pode

Cerca de quatro mil advogados vão às urnas nesta sexta-feira, 20, para escolher novos diretores, conselheiros seccionais e federais da OAB/SE e diretores da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE). A poucos dias da votação o que se vê nas ruas é uma disputa em que os candidatos têm investido muito em publicidade. Panfletos, adesivos e plotagens são vistos por todos os cantos da cidade.

“O valor da campanha depende da demanda de cada chapa. No caso da chapa que faço parte, o gasto é compartilhado entre os membros e recebemos doações de alguns advogados aliados que querem ajudar. Nada impede ajuda de terceiros”, afirma Henri Clay, atual presidente da OAB e candidato à conselheiro federal pela Chapa 1.

Segundo Henri Clay, ainda não dá para estimar o valor previsto com os gastos de campanha da sua chapa, que está sendo encabeçada pelo advogado Carlos Augusto. “Não temos o valor total, só no final da campanha”, explica. Da mesma forma vem trabalhando a chapa 2, que traz o advogado Eduardo Macêdo como candidato a presidência do órgão. “Nós vivemos de caridade praticamente e dividimos todos os gastos com os membros da chapa”.

Clique aqui e conheça os candidatos

A única chapa que divulgou o valor que será gasto na campanha foi a Chapa 3, que traz a defensora Emilia Correia como candidata a presidente. Segundo ela, até agora os gastos já estão em mais de R$ 13.500. Para a candidata este seria o orçamento mais modesto das três chapas concorrentes. “Nós resolvemos não fazer festas porque se não esse valor subiria muita. Cada um caminha do jeito que pode caminhar”, declara.  

Apesar dos investimentos, a legislação do órgão traz algumas restrições no que diz respeito à propaganda durante as eleições. Por exemplo, não é permitido contratação de carro de som, propaganda em outdoor e propagandas em rádio e TV.

A chapa que será eleita na próxima sexta-feira, 20, assumirá a presidência da OAB por três anos e os ocupantes dos cargos não receberão nenhum tipo de remuneração pelos serviços prestados à entidade. “Como a OAB é nossa é a gente que tem que tomar conta sem esperar nada em troca”, afirma o candidato Eduardo Macedo.

Votação

A eleição da OAB acontece esta sexta-feira, 20, das 10h às 18h. Em Aracaju a votação será feita com 11 urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na nova sede do órgão, localizada na Avenida Ivo do Prado. No interior serão utilizadas três urnas manuais nos municípios de Lagarto, Estância e Itabaiana.

Clique aqui e conheça os candidatos.

Por Carla Sousa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais