Em reforma há 8 anos, obra da Catedral segue sem prazo de conclusão

0
As atividades do templo estão acontecendo em outro local.

As obras da Catedral Metropolitana de Aracaju seguem sem previsão de conclusão. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) informou que a lentidão da obra se dá pelo não cumprimento de contrato de uma empresa que deixou os serviços inacabados.

Segundo a Sedurbs, dividida em cinco etapas, a obra teve apenas a primeira etapa concluída. O órgão também informou que “a segunda etapa foi iniciada, no entanto, a empresa não cumpriu o contrato e deixou os serviços inacabados, porém, foi notificada judicialmente e responderá pelo abandono da obra”.

Ainda de acordo com a Sedurbs, com o saldo remanescente do contrato, um processo licitatório será aberto para a conclusão dos trabalhos da segunda etapa da obra. 

Sobre a terceira e quarta etapa, a Sedurbs informou que a Arquidiocese, responsável por elaborar os projetos da obra, entregou o projeto da terceira etapa ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para revisão e que o projeto da quarta etapa sofreu atrasos na elaboração em razão da pandemia e, por isso, ainda não foi entregue ao Instituto.

Catedral em reforma há oito anos

Iniciadas há oito anos, as obras, com investimentos avaliados em mais de R$ 6 milhões, são realizadas pelo Governo do Estado, através da Sedurbs, em convênio firmado com o Ministério da Cultura e o IPHAN em Sergipe. Atualmente, as atividades da Catedral Metropolitana de Aracaju foram remanejadas para um local provisório, localizado também no centro da capital. 

Conforme informações da assessoria de imprensa da Sedurbs, na primeira etapa foi realizada a restauração da cobertura, o revestimento e pintura de fachadas, recuperação das instalações elétricas e instalação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raios.

Na segunda etapa deveriam ser realizadas atividades como a instalação do guarda corpo, restauração dos pináculos, serviço de contenção de umidade (interno e externo), restauração dos elementos arquitetônicos, e características das fachadas.

O Portal Infonet tentou entrar em contato com a Arquidiocese de Aracaju para saber o posicionamento da Igreja em relação ao andamento das etapas da obra, porém, não obteve retorno. O Portal Infonet permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Isabella Vieira e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais