Após o período de ajustes e atualização sistêmica, o serviço de emissão de Carteiras de Identidade voltará a ser realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a partir da próxima semana, com a conclusão da instalação dos novos módulos de atendimento.
Inicialmente, serão priorizados os atendimentos dos cidadãos que já haviam realizado o agendamento no mês de novembro, data em que se iniciou a suspensão. Posteriormente, o sistema será novamente aberto para o público geral.
A emissão das carteiras de identidade é realizada pela Fundat, através da parceria firmada com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), sob intermédio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga. No retorno dos atendimentos, todos os três pólos serão reativados, garantindo mais agilidade ao processo de retomada do serviço.
Três meses após a suspensão do serviço, o coordenador das carteiras de identidade da Fundat, Raoni Almeida, comemorou o retorno dos trabalhos. “Estamos concluindo hoje o treinamento dos nossos servidores, que irão operar o novo kit de coleta biométrica disponibilizado pelo instituto de identificação, esse sistema é totalmente automatizado, mas rápido e eficiente, o que vai ajudar muito na agilidade e retorno ao público. Estávamos muito ansiosos por essa retomada e agora entramos na fase final de adaptação ao sistema e conclusão dos processos”.
Quem ministrou o curso de capacitação para os servidores foi a coordenadora dos postos metropolitanos do estado, Josenilde Alves dos Santos Neves, que destacou a expectativa do instituto com a retomada do serviço que está acontecendo de forma gradual em todo o estado. “Estamos atualizando os servidores, para garantir a reativação dos postos e a Fundat é um dos principais, devido ao público que atende. Atualizamos o sistema e a nossa expectativa é que o serviço seja realizado a partir da próxima semana, atendendo a demanda represada”, destaca.
Ainda de acordo com a coordenadora, as equipes entrarão em contato com as pessoas que já efetuaram o agendamento e, em um segundo momento, as novas vagas serão anunciadas para o público. “Muitos desses cidadãos com agendamentos realizados já foram atendidos, mas como ainda existem casos em espera, vamos dar prioridade a eles. O sistema atual é totalmente automatizado e intuitivo, o que dará celeridade aos atendimentos. Muito em breve abriremos novas vagas”, garante.
Novidade
Em breve, um novo pólo de atendimento será inaugurado e operacionalizado pela Fundat na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Bairro Porto Dantas.
Fonte: PMA
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