
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o governador Fábio Mitidieri e senador Rogério Carvalho estão entre as entidades e autoridades que lamentaram a morte do jornalista Ivan Valença, aos 81 anos, nesta segunda-feira, 21. Com mais de seis décadas de atuação, Seu Ivan, como era carinhosamente chamado, é um dos grandes nomes do jornalismo sergipano e um dos fundadores do Portal Infonet.
Em nota conjunta, o Sindijor/SE e a Fenaj lamentaram profundamente a perda e destacaram o papel fundamental do jornalista na formação de gerações e no fortalecimento da profissão. “Ivan foi uma indiscutível referência na apuração dos fatos e produções textuais responsáveis por formar múltiplas opiniões com base na verdade. Idealizador de projetos direcionados para o universo da comunicação social, sinônimo de exemplo para acadêmicos e jornalistas diplomados, além de exímio apreciador das múltiplas manifestações artísticas e culturais.
“Com o coração repleto de gratidão e saudades, emitimos os mais sinceros e fraternos votos de pesar aos familiares e amigos. Rogamos para que eles possam encontrar conforto nesse momento em que as palavras se apequenam diante da tristeza, bem como da grandeza deste ícone da comunicação sergipana.”
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também lamentou a partida de Ivan Valença. “O jornalismo sergipano se despede de um mestre visionário da comunicação e amante do cinema. Ivan foi repórter, assessor, secretário da Cultura e fundador do Jornal da Cidade, um inovador incansável, que transformou a forma de informar e contar histórias”, afirmou, destacando a curiosidade insaciável e a inteligência que marcaram sua carreira.
Já o senador Rogério Carvalho exaltou a ética e a coragem de Ivan. “Sua voz firme, seu compromisso com a verdade e sua paixão por Sergipe marcaram gerações. Ivan deixa um legado de ética, coragem e dedicação à comunicação pública. Sergipe perde um mestre das palavras. Ivan Valença, presente!”, escreveu.
A AVBR Produções, produtora sergipana realizadora do Festival Curta-SE, também comentou a morte do jornalista. “A história do audiovisual sergipano tem muito da história desse entusiasta do cinema. Nossa eterna gratidão ao grande jornalista Ivan Valença pela sua contribuição para o audiovisual sergipano. Nosso muito obrigada por toda dedicação e carinho com Festival Curta-Se”.
O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, disse que recebeu com tristeza a notícia. “Recebi com tristeza a notícia sobre o falecimento de Ivan Valença, um dos grandes nomes da comunicação sergipana. Ivan foi um jornalista brilhante, com quase sete décadas de dedicação à imprensa, à cultura e ao cinema. Pioneiro na área, começou ainda adolescente e marcou gerações com seu talento, senso crítico e paixão pela informação, contribuindo de forma inestimável para o jornalismo do nosso estado. Aos familiares, amigos e colegas de profissão, meus sentimentos. Que Deus conforte e fortaleça a todos neste momento”.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B