Equipamento agiliza fiscalização em blitz

O Detran, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), apresentará hoje, 2, a partir das 9h30, na avenida Beira Mar, durante a simulação de uma blitz, um equipamento capaz de detectar veículos irregulares ou com alguma restrição, que passarem pelo local.

Semelhante a uma câmera de vídeo, o aparelho será colocado em local estratégico da via, onde poderá filmar todos os veículos que estiverem transitando naquele momento, captando todas as informações inerentes ao proprietário, como validade da carteira de habilitação, e ao veículo, como inadimplência do licenciamento, restrições de roubo e furto, mandado de apreensão, entre outras informações.

“A operação é montada da seguinte forma. A CPTran desvia o transito para apenas uma via para diminuir a velocidade do trafego. Então o equipamento chamado OCR é instalado em pontos onde todos os veículo que passarem pela via sejam identificados. A leitura é quase instantânea e as informações vão para um computador. Quando uma irregularidade for identificada a primeira equipe – a que está com o aparelho – comunica a outra mais a frente as características dos carros que possuírem alguma irregularidade e este é parado e autuado”, explicou André carvalho, assessor do Detran.

Todos os dados da frota do Estado de Sergipe serão disponibilizados para este aparelho, via computador, que será capaz de acusar, instantaneamente, carros em situação irregular. Através de um rádio transmissor, a equipe que estiver no primeiro ponto da blitz avisará aos outros policiais da irregularidade, que adiante farão a apreensão do veículo.

Em testes anteriores, realizados pela CPTran, o equipamento conseguiu verificar os dados de 363 veículos em apenas 49 minutos. Numa blitz comum, com os policiais militares abordando alguns condutores, seriam necessárias, aproximadamente, 18 horas para completar o serviço.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais