Mobilizar gestores da área de educação nos municípios sergipanos para realização de conferências infanto-juvenis pelo Meio Ambiente nas escolas de Sergipe. Este é o grande objetivo da reunião que acontece amanhã, dia 9, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na avenida Beira-Mar, 2150, a partir das 8 horas.
O evento é promovido pela Comissão Organizadora Estadual de Sergipe, que vem seguindo diretrizes dos órgãos gestores da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e do Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA, MEC e MMA, na direção da realização da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que ocorre de 5 a 9 de dezembro, em Brasília, com representação de todos os Estados brasileiros, com o tema “Vivendo a diversidade na escola”.
Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da Seed, professora Elizabeth Oliveira, a reunião de articulação intermunicipal resultará na criação de Comissões Intermunicipais e na realização de oficinas de capacitação. O objetivo é enfatizar o engajamento de jovens estudantes e professores no esforço coletivo de realizar as conferências nas escolas.
PRAZO – Nas oficinas, além da divulgação da Conferência Nacional e de seus temas, também é realizada uma simulação da conferência na escola, que deve ser realizada até 18 de outubro, prazo-limite para que as escolas elaborem uma responsabilidade relacionada aos temas a serem trabalhados, uma ação relacionada a esta responsabilidade, um cartaz que traduza a responsabilidade assumida pela escola, devendo ser eleitos um delegado e um suplente.
Os temas da Conferência envolvem os acordos internacionais sobre mudanças climáticas (Protocolo de Quioto), biodiversidade (Convenção sobre Diversidade Biológica), segurança alimentar e nutricional (Declaração de Roma Sobre a Segurança Alimentar Mundial) e diversidade étnico-racial (Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância correlata).