Fafen terá que construir tanques de contenção

Milhares de peixes foram encontrados mortos
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE) foi condenada através de liminar a apresentar um projeto de tanques de contenção de substâncias químicas em um prazo de 30 dias. A decisão foi deferida pela juíza Telma Maria Santos, da 1ª Vara Federal e teve como autor a Associação de Pescadores de Bairros e Povoados da cidade de Maruim. O objetivo do projeto é evitar que possíveis vazamentos venham a atingir o rio Sergipe e os mangues localizados na área.

A ação civil pública foi motivada pelo incidente acontecido no dia 5 de outubro, quando milhares de peixes foram encontrados mortos em conseqüência de um vazamento de amônia ocasionado pela Fafen. Na sua decisão, a juíza levou em consideração o prejuízo que o incidente causou não só aos peixes, mas também aos ribeirinhos, que depende do rio como fonte de sobrevivência.

No processo a Associação também pede que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) responda pelo acidente, pois, segundo consta, ele teria sido omisso na fiscalização de uma empresa potencialmente poluidora. A Fafen ainda pode recorrer da liminar.

A equipe Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Petrobras para saber dos encaminhamentos decididos pela empresa, mas ainda não recebeu retorno.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais