Famílias da ocupação João Mulungu temem ordem de despejo

Famílias estão apreensivas com notícia da ordem de reintegração de posse (Foto: MLB)

Há mais de 40 dias ocupando um prédio na região central de Aracaju, as 200 famílias da ocupação João Mulungu estão apreensivas com a ordem de reintegração de posse do prédio, que pertence a uma empresa privada. De acordo com a organização do movimento, caso ocorra a desocupação, as famílias ficarão na rua por não terem para onde ir.

“Crianças, idosos e mulheres grávidas estão ameaçadas de voltarem para as ruas, mas o movimento vai resistir, não vamos recuar. Estamos acionando a justiça em nossa defesa e estamos articulando com a sociedade civil, sindicatos e movimentos para resistir a invasão policial”, explica Alana Nascimento, coordenadora nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB),

A coordenadora conta ainda que nesses mais de 40 dias de ocupação, o poder público não esteve no local, não estabeleceu nenhum tipo de diálogo com os ocupantes e não direcionou nenhum tipo de ajuda.

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Assistência Social, já havia informado que o prédio ocupado é de responsabilidade Estado e que o município não possui gerência administrativa no local. O Governo de Sergipe, por sua vez, informou que o prédio não pertence ao Estado. 

O Portal Infonet procurou novamente a Secretaria de Assistência Social de Aracaju para saber se o munícipio já entrou em contato com as famílias ou esteve no local, já que são muitas famílias ocupando um prédio no Centro de Aracaju, em situação de vulnerabilidade e prestes a serem retiradas de lá. Até a publicação da matéria não recebemos resposta da pasta. O Portal Infonet permanece à disposição da Secretaria através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Entenda

Desde o dia 27 de novembro de 2020, cerca de 200 famílias da capital e região metropolitana ocupam um prédio na Avenida Ivo do Prado, em Aracaju, que está sem uso há alguns anos. De acordo com a coordenação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), a ocupação é formada por famílias sem teto que estavam em situação de rua, morando de favor na casa de parentes, e que lutam por uma moradia digna.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais