Famílias invadem antigo clube da Telergipe

Clube foi invadido na sexta-feira, 10
O antigo clube da Telergipe na região do Robalo foi invadido na sexta-feira, 10, à noite, por famílias sem teto. Os ocupantes dizem que há aproximadamente 200 famílias no local, que está abandonado há 15 anos. O terreno está em estado de litígio, e é disputado pela Telemar e pelo Governo do Estado desde a privatização das ‘teles’ acontecida em 1998.

Os “moradores” dizem que querem chamar a atenção do Governo Estadual para a situação deles. “Nós reconhecemos os esforços como os recursos vindos do PAC para habitação. Mas queremos que este local sirva de moradia para nós, já que foi construído com verba pública, na época da Telergipe”, explica Pedro dos Santos, artesão e representante dos ocupantes.

Pedro explica que os ocupantes são pessoas que estavam sem condições de pagar aluguéis, alojados em casas de parentes, ou até sem residência alguma. “A solidariedade é o nosso principal paradigma. O estopim para nós ocuparmos o local foi a total situação de abandono em que nós estamos vivendo. Queremos cobrar o nosso direito à moradia assegurado pela Constituição de 1988”, diz Pedro.

Pedro Santos, representante dos ocupantes
Segundo ele, os ocupantes foram reunidos sem planejamento prévio, e transportados por um ônibus alugado com a contribuição de todos. As famílias estavam vivendo em ‘invasões’ de bairros como São Conrado e Santa Maria, na periferia da cidade. Pedro Santos diz que não há nenhum movimento social liderando a ocupação, apesar de terem pessoas de movimentos sociais alojadas no local.

O clube está sem energia e água, e as famílias estão sobrevivendo com pouca comida comprada com o dinheiro de todos do local. De acordo com Pedro, a vizinhança, moradores do povoado de Areia Branca, aprovou a ocupação, já que o clube estaria sendo usado por vândalos e marginais. A comunidade do Areia Branca está ajudando com água e alimentos para a população.

Fachada do Clube
O objetivo das famílias é conseguir construir residências no terreno, já que existem todas as instalações de energia e água prontas, além de terreno plano e de fácil acesso. “Em nome de Jesus a gente vai conseguir uma casa para morar aqui”, diz a desempregada Maria Elineide dos Santos, membro da ocupação.

A reportagem do Portal Infonet procurou a Telemar para maiores esclarecimentos sobre o terreno, mas a assessoria local solicitou que fosse procurado a Nacional. Até o momento, a assessoria do Rio de Janeiro não retornou a ligação para esclarecer o fato.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais