Foguete chinês ilumina céu e deixa sergipanos curiosos

Foguete foi visto em todo Nordeste (Foto: Walter Martins)

Um foguete chinês chamou atenção de muitos nordestinos na noite da segunda-feira, 23. Parte do foguete que levava uma sonda à Lua foi visto no céu de muitas cidades da região, inclusive em Sergipe.

Augusto Cesar, coordenador da CCTECA, explica que a luminosidade foi provocada pelo desprendimento de parte de um foguete (Foto: Walter Martins)

De acordo com a coordenação do Planetário da CCTECA Galileu Galilei em Aracaju, o lançamento do foguete chinês chamado Longa Marcha foi feito ontem da província chinesa de Hainan na cidade de Wencheng, onde se  localiza a agência espacial Chinesa.

“O foguete foi lançado as 17h30, hora do Brasil e passou sobre a região Nordeste de nosso país. Durante essa passagem houve uma separação do último estágio do foguete que chega a atingir a incrível velocidade de 28000 Km/h. Ao separar-se o foguete deixa para trás um rastro de vapor quente, que se condensa em contato com a atmosfera e forma uma pluma, uma região esbranquiçada vista em várias fotos e vídeos”, explica Augusto Almeida, coordenador do Planetário da CCTECA.

Trajetória do foguete (Foto: Augusto Cesar)

O foguete transportava a sonda Change’s 5 Probe que irá pousar na Lua para recolher amostras da superfície lunar e retornar a Terra ainda esse ano, em dezembro. Se a missão for bem sucedida, a China será o terceiro país do mundo a conseguir trazer para a Terra material coletado da Lua. Estados Unidos e União Soviética realizaram missões semelhantes há cerca de 40 anos atrás.

 

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais