Onze gatos residentes do Parque da Sementeira foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira, 20, por voluntários do Projeto Manjedoura, nas áreas interna e externa do Horto Florestal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira). Esta é a segunda vez, apenas este ano, que esse tipo de ocorrência é registrada no local.
E um post na rede social, o projeto Manjedoura disse que entre os animais encontrados mortos, estavam quatro filhotes e sete adultos. “Os corpos apresentam lesões e, por isso, suspeita-se de ataque de outros animais, provavelmente cachorros, que são atraídos por cadelas no cio nas redondezas. Porém, a forma como os corpos foram encontrados está muito diferente do outro ataque de cães que já houve no passado. Pode ser que o responsável pela chacina, esteja infiltrado no parque e queira despistar”, diz a publicação.
A OND denunciou que as medidas de segurança anunciadas pelos diretores do parque ainda não foram implementadas e pediu ajuda da população para que os responsáveis pela morte dos animais sejam localizados e punidos. “Caso sejam cachorros, precisamos capturá-los, castrá-los e colocá-los para adoção. Contudo, não podemos esquecer que existem cães que são treinados por humanos para capturar e matar outros animais. Nesse caso o cão é inocente o criminoso é o homem, mais uma vez. Apelamos também para que a diretoria cumpra com seu compromisso e proteja aqueles inocentes que não pediram para nascer e não pediram para estarem ali”.
Emsub
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) afirmou que já tomou conhecimento do ocorrido e que, de acordo com informações repassadas à Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), responsável pela administração geral do espaço, 10 gatos teriam sido atacados e mortos por cães. Ainda segundo a empresa, alguns desses animais foram levados para realizar uma necropsia em uma clínica particular para que houvesse um detalhamento de forma célere da causa das mortes.
A Emsurb reforçou que, após reunião ocorrida em 2 de maio, entre o presidente Bruno Moraes, representantes do Projeto Manjedoura, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da empresa terceirizada BTS, medidas passaram a ser adotadas por órgãos da Prefeitura de Aracaju para evitar casos de maus tratos e morte de felinos no Parque da Sementeira.
Dentre essas medidas, conforme a Emsurb, houve a instalação de quatro câmeras de monitoramento no Horto Florestal, bem como intensificação das orientações para redução da circulação de veículos na área interna do parque. A Emsurb disse também que agilizou oo processo de licitação para que haja a colocação de 350 metros de cercamento nos limites do parque com a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Por Luana Maria e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B