Golfinho é resgatado após encalhar no litoral de Sergipe

Golfinho foi resgatado por biólogos da FMA (Fotos: FMA)

 

Animal foi medicado antes de voltar ao mar

Um golfinho foi resgatado na tarde desta quarta-feira, 24, após encalhar entre as praias da Caueira e Abaís, litoral sul de Sergipe. O animal foi localizado e resgatado por técnicos da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) que faziam o monitoramento da região.

De acordo com João Carlos Gomes, que é diretor de pesquisa e manejo da FMA, o golfinho foi encontrado em uma região de muitas ondas, o que dificultou o trabalho inicial de reintrodução ao mar. Para concluir o resgate, conforme o médico veterinário, a equipe da FMA usou uma embarcação e levou o golfinho a uma região próxima a foz do rio, distante aproximadamente 4 mil milhas da costa.

Animal foi levado para região de mar aberto

Antes da soltura, os técnicos avaliaram a saúde do animal e ministraram medicamentos. “O golfinho tinha escoriações e evidências de uma pequena mordida de tubarão charuto, mas estava bem ativo e respondendo bem. Nós medicamos, administramos uma suplementação polivitamínica e depois levamos a uma área mais afastada para que ele pudesse voltar ao seu caminho”, explica João Carlos.

Ainda de acordo com o veterinário, ainda não é possível saber o que teria motivado o encalhe do golfinho. “Existem diversas possibilidades. Os golfinhos geralmente andam em grupos, então o fato de ocorrer um encalhe pode ter vários motivos, desde um encalhe até um processo de desorientação”, explica.

O golfinho, conforme informações da FMA, é de uma espécie oceânica, que costuma ser encontrada na bacia sergipana. Apesar do resgate, as equipes da FMA continuarão fazendo o monitoramento da região para ter certeza de que o golfinho voltou ao seu caminho e não encalhou novamente.

Sobre a FMA

A FMA tem a missão diária de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando a sustentabilidade socioambiental. Em Sergipe, a FMA possui um projeto de monitoramento de praias ao longo de todo o litoral sergipano se estendendo para algumas áreas da Bahia e Alagoas. A execução do projeto também faz parte de uma condicionante ambiental imposta pelo Ibama a Petrobras por causa das atividades de exploração de petróleo na costa brasileira.

por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais