
Com investimentos superiores a R$80 milhões e potencial de gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, a reativação do estaleiro Porto das Redes, no município de Santo Amaro das Brotas, promete transformar a dinâmica econômica da região e resgatar o protagonismo histórico da estrutura portuária.
O projeto é fruto de articulação entre o Governo de Sergipe, a empresa SG Reparos Navais e a Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise). Nesta segunda-feira, 4, o governador Fábio Mitidieri reuniu-se com representantes da SG Reparos Navais e autoridades locais para discutir os próximos passos da implantação.
Reativação
A reativação do estaleiro atende às crescentes demandas do setor naval e se alinha ao programa de descomissionamento da Petrobras. A estrutura contará com um terminal alfandegado e um cais de mais de 200 metros, capaz de operar até dez embarcações simultaneamente. Além disso, será construído um dique seco, áreas para fabricação de embarcações e um terminal de abastecimento — o primeiro em Sergipe.
Para a diretora-geral da SG Reparos Navais, Vânia Lemos, a concretização do projeto representa uma conquista aguardada há mais de uma década. “Tentamos adquirir essa área por três vezes. Há dois anos, quando retomamos o contato com Luis [Herman Mancilla Gall], conseguimos avançar. Hoje, temos o contrato assinado e obras em andamento. A previsão é de até 20 mil empregos diretos e indiretos. Vai ser uma revolução para Sergipe, não só na área naval, mas, também, para os fornecedores que precisam se instalar ao nosso redor para manter o estaleiro funcionando”, ressaltou.
Empregos e desenvolvimento
A previsão é que as primeiras operações do estaleiro comecem em 2026, com a fabricação de balsas destinadas a uma empresa de mineração do Sul do país. O investimento total será realizado ao longo de três anos.
O Governo de Sergipe articula, por meio da Codise, a concessão de incentivos fiscais e locacionais pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), com o objetivo de transformar a região em um polo produtivo de referência no setor naval.
Fonte: Governo de Sergipe