Governo autoriza reabertura de shoppings a partir do dia 14 de agosto

Belivaldo Chagas autoriza reabertura de shoppings, galerias e centros comerciais a partir de 14 de agosto (Foto: Arthuro Paganini)

O governador Belivaldo Chagas anunciou nesta quarta-feira, 5, que os shoppings centers, galerias e centros comerciais de Sergipe poderão retomar suas atividades a partir do dia 14 de agosto. Até lá, esses estabelecimentos poderão utilizar os sistemas de Drive Thru e Delivery.

De acordo com o Governo de Sergipe, após a reabertura, os shoppings centers, galerias e centros comerciais deverão obedecer a todos os protocolos sanitários individualizados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e ratificados pelo Comitê de Retomada Econômica.

O Governo também estabeleceu que durante o período de Drive Thru e Delivery, não será permitido acesso de clientes ao interior dos estabelecimento. No caso de shopping centers, as atividades deverão ser realizadas apenas nas áreas dos estacionamentos;

Nessa fase, os estabelecimentos também deverão colocar identificação de distanciamento e evitar qualquer forma de aglomeração, orientando os condutores e passageiros a não saírem dos veículos para coleta das mercadorias.

A próxima reunião do Governo com o Comitê de Retomada Econômica está marcada para o dia 13 de agosto, quando será discutido o avanço para segunda fase – Bandeira Amarela. Estão contempladas nessa fase, as seguintes atividades: comércio de artigos de vestuário e acessórios; lojas de departamento e magazines; lojas de variedades; e comércio de suvenires, bijuterias e artesanatos.

Fase Laranja

Na fase atual, a  Fase 1 – Bandeira Laranja  – está autorizado o funcionamento de serviços reenquadrados como essenciais: fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia; somados a escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional; lojas de calçados, confecções e utensílios.

As atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, também estão autorizadas a funcionar, mas apenas com 30% de sua capacidade e às terças-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos, em todo o estado, desde que seja seguido o protocolo sanitário.

Ainda na atual fase (Laranja), podem funcionar: lojas de cosmético, livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria. Salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal também estão autorizados a funcionar (todos os dias).

Por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais