Há mais homens solteiros que mulheres, indica IBGE

Levantamento inédito do IBGE  mostra onde existe homens solteiros sobrando: em 21 unidades da Federação as mulheres têm mais possibilidade de escolha do que os homens. A pesquisa foi feita a partir do estado civil dos brasileiros e não inclui na lista dos casados quem mora junto, mas não se casou no papel. Santa Catarina tem a maior sobra de homens solteiros. Para cada 100 mulheres solteiras existem 122 homens na mesma condição. Uma das explicações é o fato de o sul ter taxas de fecundidade mais baixas. Como geralmente nascem mais homens do que mulheres, a diferença se torna mais evidente.

Os Estados que aparecem no ranking são: Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo. Na média do país, para cada grupo de 100 mulheres solteiras existem 105 homens com o mesmo estado civil. Em todo o país, os solteiros somam 62.285 milhões: 31.940 homens e 30.345 mulheres.  O Distrito Federal é destaque na contramão desta tendência. Para cada 100 solteiras falta mais de 9 homens. Integram o grupo Piauí, Pernambuco, Roraima, Ceará e Rio de Janeiro. No Rio, há 99,55 homens para cada 100 solteiras. O Rio sofre com o envelhecimento da população e com a violência que leva a morte precoce de parte da população masculina.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais