Homens são presos em flagrante pelo golpe da falsa central telefônica

Grupo foi preso em um posto de combustível localizado no bairro Farolândia.

(Foto: SSP)

Três homens foram presos em flagrante nesta quarta-feira, 6, por aplicar o chamado Golpe da Falsa Central Telefônica, durante uma ação conjunta do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), em Aracaju. Uma das vítimas identificadas, residente no estado de Goiás, teve um prejuízo de R$ 60 mil.

As prisões aconteceram em um posto de combustível localizado no bairro Farolândia, Zona Sul da capital sergipana, após a polícia receber a informação de que havia um grupo em atividade suspeita, movimentando grandes quantias e utilizando um caixa eletrônico. “De imediato, equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) e do Depatri foram ao local”, informou o delegado Érico Xavier.

No local, os policiais identificaram quatro homens com uma quantia significativa em dinheiro, cartões bancários em nome de terceiros e maquinetas de cartão de crédito. Parte dos suspeitos confessou que estava ali para receber valores provenientes de golpes digitais.

Diante da confirmação da prática do golpe e da confissão de alguns dos suspeitos, as equipes localizaram uma das vítimas, residente no estado de Goiás, que confirmou por videoconferência que havia acabado de cair no golpe da falsa central bancária. “O grupo criminoso subtraiu R$ 60 mil da conta dessa vítima”, revelou.

Com o registro das prisões em flagrante, os policiais apreenderam cartões bancários, valores em espécie oriundos do golpe, maquinetas de cartão e um veículo. “Os presos foram encaminhados para audiência de custódia, onde a Justiça definirá se responderão ao processo em liberdade ou em prisão preventiva”, acrescentou Érico Xavier.

Golpe

O Golpe da Falsa Central Telefônica consiste em estruturas montadas por grupos criminosos, cujos integrantes entram em contato sob o pretexto de informar supostos débitos ou fraudes em contas das vítimas, conforme explicou o diretor do Depatri, André Baronto. “A partir daí, o golpista começa a solicitar informações e, por fim, induz a vítima a realizar transferências. Esse é o golpe da falsa central,” explicou o delegado.

Orientações

A melhor forma de combater esse tipo de golpe, segundo o diretor do Depatri, é por meio da informação sobre o golpe e de como os criminosos agem para obter a confiança. “Sempre que receber uma ligação com esse tipo de conteúdo, a orientação é desligar o telefone imediatamente e entrar em contato com os canais oficiais da instituição financeira. Nunca se deve continuar a conversa, fornecer dados ou, muito menos, realizar transferências”, alertou André Baronto.

Ainda conforme o delegado, é fundamental controlar a ansiedade e o medo, e ligar diretamente para os números informados pelos bancos. “A recomendação é sempre procurar contatos que já estejam salvos, números de telefones presentes no cartão do banco ou da agenda pessoal. Só assim é possível confirmar qualquer situação de forma segura. No caso que estamos apresentando, é possível que os criminosos tenham usado uma técnica que faz com que o número exibido no celular da vítima fosse realmente o número do gerente. Por isso, é ainda mais importante não confiar em ligações recebidas. O correto é encerrar e, em seguida, ligar diretamente para o número salvo,” concluiu André Baronto.

 

Fonte: SSP

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