Idosos esperam horas para serem atendidos no INSS

Idosos e pessoas com dificuldades locomotoras esperam em pé (Fotos: Portal Infonet)

Grande fila foi formada na agência.

João Alves Quirino usa uma muleta para se locomover.  

Agência da Ivo do Prado funciona normalmente. 

Aos 60 anos e com dificuldade de locomoção, o aposentado João Alves Quirino utiliza uma muleta para poder se movimentar. Ele, assim como os outros idosos que foram na manhã desta segunda-feira, 14, na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no bairro Siqueira Campos precisou enfrentar de pé uma longa fila para que pudesse ser atendido.“É uma situação difícil. Deveria ter mais assistência para todo mundo, no mínimo uma cadeira para sentar, porque enfrentar uma fila igual a essa em pé é complicado”, comenta o aposentado.

Quem também passou pela mesma situação hoje foi o encarregado de produção, Gilmar Silva do Nascimento, que foi acompanhar seu pai na regularização do benefício que recebe. Ele conta que chegou ao local às 7h e até às 9h não havia conseguido sequer pegar a senha.

“O atendimento nessa agência do Siqueira está complicado, porque tem bastante idoso e não tem uma cadeira para sentar, os idosos precisam ficar se encostando na parede ou sentando no chão.  É um guichê só para atender tanta gente, então o pessoal fica indignado com a situação que está o atendimento nessa agência” , relata.

Ivo do Prado

Em outra agência do INSS, na Avenida Ivo do Prado, o atendimento foi regularizado na manhã de hoje após os reparos feitos em parte do teto que desabou no dia 21 de abril. De acordo com a assessoria de Comunicação do órgão, os procedimentos que estão sendo realizados normalmente.

INSS

"Com relação ao relatado informamos que realmente estamos passado por isso no momento. Por conta de passarmos um tempo dividindo a estrutura da agência com a agência Ivo do Prado, foi necessário a retirada de algumas cadeiras para termos espaço para acomodação da demanda das duas agências. Como não tínhamos certeza que a outra agência voltaria a funcionar, não alteramos a organização, mas serão repostas hoje, no final da tarde, quando a agência estiver fechada, as cadeiras para acomodações.

Com relação a demora para pegar senha, relatamos que a demanda da agência Ivo do Prado continua vindo para agência Siqueira Campos, por não saberem que já voltou a funcionar, e por conta da organização do serviço, onde extratos, informações e serviços rápidos já são realizados na triagem, evitando o excesso de pessoa dentro da agência e a demora no atendimento.

Cerca de 40 a 50% dos segurados que comparecem a APS já são atendidos na triagem, dando celeridade e evitando a demora em esperar a senha. Em números oficias, os atendimentos que demoram mais de duas horas de espera caíram de 9,39% em 12/2016 para 2,08% em 01/2018.

Salientamos ainda que, estão previsto para os próximos dias, que todos os serviços do INSS, com exceção dos extratos e informações, serão agendados. Todos serão atendidos com hora marcada e necessitaram fazer o respectivo agendamento, evitando demoras e aglomerações".

por Yago de Andrade e Aisla Vasconcelos

*A matéria foi alterada às 9h37 do dia 15/05 para acréscimo de nota do INSS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais