
A Iguá Sergipe iniciou a setorização do sistema de distribuição em cinco municípios sergipanos para melhorar a eficiência operacional e reduzir impactos em casos de manutenções emergenciais no sistema de abastecimento. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 27.
Segundo a concessionária, as ações contemplam a instalação de sistemas de bombeamento e ampliação das redes de distribuição de água em Nossa Senhora do Socorro, Canindé de São Francisco, Tobias Barreto, Lagarto e Itabaiana.
A setorização consiste na divisão do sistema de abastecimento em microáreas operacionais, permitindo maior controle da pressão da água, monitoramento mais preciso da rede e identificação mais rápida de vazamentos e falhas. Com essa estratégia, eventuais manutenções ou intercorrências passam a atingir uma área menor, garantindo mais agilidade na retomada do fornecimento e menos impacto para a população.
“A setorização permite dividir o sistema em microrregiões, o que possibilita que, em caso de alguma ocorrência, tenhamos uma área menor de impacto e um retorno mais rápido do abastecimento quando necessário. É uma ação fundamental para tornar a operação mais eficiente e o serviço mais confiável para a população”, explicou o gerente operacional Nayrlon Medeiros.
Ainda conforme a Iguá, as intervenções já foram iniciadas e fazem parte do conjunto de investimentos previstos no Plano Verão, que reúne ações preventivas e estruturantes para reforçar a operação durante o período de maior consumo e altas temperaturas.
*Com informações da Iguá Sergipe
