Implantação de aterro sanitário é tema de audiência no MPE

A questão da implantação do aterro sanitário na grande Aracaju foi tema de audiência pública ocorrida na manhã desta terça-feira, 1°, no Ministério Público Estadual (MPE). A reunião foi motivada pelo impasse que surgiu com a negativa da Adema sobre a viabilidade da implantação do aterro na região da Palestina, em Nossa Senhora do Socorro.

O promotor Emerson Oliveira, conduziu a audiência e solicitou que o estudo de viabilidade da área fosse revisto pela Adema. Além disso, ficou acordado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que será elaborado um fórum no mês de outubro para discutir as melhores tecnologias e políticas públicas para a viabilização do aterro, uma necessidade da região metropolitana que está em discussão há quase 20 anos.

“Precisamos chegar a um consenso. A minha preocupação é que seja feita uma condução das discussões no sentido de se pensar em políticas mais ampliadas”, afirma o promotor.

De acordo com o secretário Estadual de Assuntos Metropolitanos, Bosco Mendonça, a questão requer saídas urgentes. “Não podemos mais permitir a existência de lixões”. Ele explicou que não há divergências com relação à avaliação dos técnicos da Adema e a negativa em conceder 

licenciamento para a região escolhida, mas ressaltou que é preciso debater as saídas e unificar os trabalhos.

Promotor Emerson Oliveira
“Nós discordamos em alguns pontos, mas há unidade no desejo de termos o aterro”, afirma o presidente da Adema, Genival Nunes. No entanto, ele ressalta que é preciso se pensar em políticas  mais amplas sobre a destinação dos resíduos sólidos e que o aterro é apenas uma das saídas possíveis.

De acordo com o secretário Bosco, a verba para a implantação do aterro em Socorro já está disponível e é equivalente a quase R$ 1 milhão. Ele destacou ainda que “avançando aqui na grande Aracaju estaremos avançando no Estado como um todo”. Ele ressalta que o Governo tem planos de implementar aterros em outras regiões como Canindé do São Francisco, Itabaiana e Ribeirópolis.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais