Inaugurado o sexto ecoponto no bairro Inácio Barbosa

 A sexta estação de entrega voluntária de resíduos sólidos da cidade está localizada no bairro Inácio Barbosa (Foto: Ana Lícia Menezes)

O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou, nesta sexta-feira, 17, mais um ecoponto em Aracaju. A sexta estação de entrega voluntária de resíduos sólidos da cidade está localizada no bairro Inácio Barbosa e contribuirá para o combate ao descarte irregular de lixo e estimulará a coleta seletiva. A estação foi construída com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), num  investimento de R$156 mil.

“Sinto uma alegria grande de estar aqui inaugurando este ecoponto, que vai melhorar, ainda mais, a coleta na nossa cidade. Este é o sexto ecoponto que entregamos de um total de 16 que serão construídos ao longo do nosso mandato. Quando chegamos à Prefeitura em 2017, eram mais de mil pontos irregulares de descarte de resíduos na cidade, enfrentamos este problema, acabamos com todos eles e iniciamos a construção dos ecopontos, o que melhora não só o processo de descarte e coleta seletiva como também representa mais qualidade de vida para a nossa população”, destacou Edvaldo.

A construção do ecoponto do Inácio Barbosa foi iniciada em janeiro de 2021. A estação fica localizada na rua Júpiter e funcionará de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. O local possui 308 m² e segue o mesmo modelo das demais estações de entrega, já instaladas na capital, com uma caixa estacionária de 5 m² para os resíduos volumosos (podas, móveis grandes, embalagens e objetos de origem não industrial); uma caixa de 30 m² para resíduos de construção civil, e quatro contentores de 240 litros para resíduos recicláveis eletrônicos.

“É um local para recebimento de resíduos sólidos da construção civil, recicláveis e reutilizáveis, além de resíduos volumosos para, justamente, evitar o descarte irregular que acontecia no Inácio Barbosa. O ecoponto só recebe lixo seco, não recebe lixo orgânico, portanto não gera odor, nem vetores de transmissão de doenças”, explicou o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas.

Morador do Inácio Barbosa, o professor Sérgio dos Santos Borges comemorou a instalação do ecoponto. “Era um terreno que estava abandonado há muito tempo. É um projeto maravilhoso, então sou totalmente a favor, seja pelo processo de reciclagem, seja pela construção de uma mentalidade do mundo sustentável. Vai ser muito bom para esta comunidade”, disse. O auxiliar administrativo José Francisco, que reside no bairro há três anos, também se declarou “satisfeito”. Ele disse esperar que a população faça a sua parte e direcione os materiais descartáveis para a estação.

Acompanharam a inauguração os vereadores Antônio Bittencourt, Pastor Eduardo Lima, Vinicius Porto, Binho e Fábio Meireles, além de secretários municipais e comunidade.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais