Jornalistas farão ato contra a MP que acaba com registro da profissão

Assembleia aconteceu na quinta-feira, 21, no Sindijor/SE (Foto: Sindijor/Se)

O Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor/SE) fará um ato, no dia 4 de dezembro, em protesto a Medida Provisória Verde e Amarelo que acaba com a exigência de registro profissional nas Delegacias de Trabalho (DTRs) de algumas profissões, como jornalista, publicitário, radialista e dentre outras profissões.

A decisão foi tomada durante assembleia da categoria que aconteceu na noite da quinta-feira, 21, na sede do Sindijor/SE. O sindicato também irá buscar apoio dos deputados federais da bancada sergipana. “Repudiamos veementemente esse tipo de ação do Governo que cada vez mais precariza a vida do trabalhador. Essa MP acaba com o registro dos jornalistas e de várias outras categorias. Sergipe, assim como outros estados, vai buscar seus deputados federais para que eles sejam contrários a esse MP e votem contra ela no Congresso Nacional”, afirma Edmilson Brito, presidente do Sindijor/SE.

O dia 4 de dezembro foi escolhido como Dia Nacional de Luta pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O ato dos jornalistas será às 8h no Calçadão João Pessoa, no Centro de Aracaju. “ Faremos um ato para chamar atenção da sociedade e protestar contra mais esse absurdo do atual Governo. Estamos convocando não apenas os jornalistas, mas radialistas e as demais categorias prejudicadas”, diz.

Reajuste

Outro ponto discutido na assembleia foi a convenção coletiva da categoria que tem como data base o mês de maio. De acordo com Edmilson, as negociações com o setor patronal só tiveram início em agosto porque o sindicato estava sem presidente. “Retomamos as negociações e conseguimos aprovar o reajuste de 4% no piso salarial dos jornalistas retroativo ao mês de maio, e a partir de janeiro de 2020 mais 1% de reajuste. Ainda estamos negociando como será feito o pagamento do retroativo e do reajuste que passa a valer quando a convenção for registrada”, explica.

Edmilson conta que dois pontos foram alterados na convenção coletiva: pagamento das diárias e compensação da folga no sábado. “ As diárias não serão mais pagas por quilometragem e sim pela distância das cidades. Viagens para as cidades de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Itaporanga e Maruim não serão pagas diárias e nem hora extra, desde que não extrapole as cinco horas de trabalho diária. Para os demais municípios a empresa deve pagar a diária. Em relação a compensação da folga do sábado, o pagamento trabalhado pode ser feito no sábado a tarde ou no domingo”, detalha.

MP Verde e Amarela

O objetivo da medida provisória, editada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada, para regulamentar o modelo de trabalho Verde e Amarelo, segundo justifica o governo federal, é incentivar o ingresso de jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho, extingue a necessidade de registro profissional para todas as profissões, exceto as que possuem conselhos.

A MP atinge as profissões de jornalista, radialista, artista, publicitário, sociólogo, entre outras. A MP precisa ser aprovada no Congresso Nacional em até 120 dias para não perder a validade. Se aprovada, a MP entra em vigor na data da publicação. Quem quiser exercer essas profissões, não precisará mais solicitar registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais