Juiz nega liberdade à mãe acusada de sequestrar filhas

Acusado permanece no Presídio Feminino (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O juiz da Comarca de Porto da Folha negou o pedido de liberdade provisória formalizado pela advogada Jane Glécia Farias em favor de Valquíria Maria dos Santos, 25, acusada de sequestrar as filhas e mantê-las em cárcere privado. Como consequência, Valquíria permanece presa, custodiada no Presídio Feminino, aguardando o desdobramento dos procedimentos judiciais.

Ela e o companheiro, José Nailson Nunes do Nascimento, acusados pelos crimes de sequestro e roubo tiveram mandado de prisão preventiva decretado no início desse mês. Nailson morreu em confronto com a polícia e Valquíria acabou presa em flagrante.

A advogada informou que já solicitou revisão da medida que mantém Valquíria presa, recurso interposto na própria Comarca de Porto da Folha. Mas sendo a liberdade provisória negada novamente, a advogada já está preparada para apresentar habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça para libertar a acusada. A advogada informou que a cliente está com a saúde abalada, com quadro classificado grave, sugestivo de suicídio e bastante conturbada por ter perdido as filhas e também o companheiro.

A advogada diz que a medicação já foi prescrita pela equipe médica que a acompanha e entregará a dosagem ao presídio ainda nessa quinta-feira, 8. A advogada crê que o presídio não tenha condições técnicas para fazer o tratamento que a paciente necessita.

Esclarecimentos

O companheiro da acusada, José Nailson Nunes do Nascimento, também acusado pelos crimes contra a liberdade pessoal [sequestro e cárcere privado] e por roubo [crime contra o patrimônio], morreu em decorrência de uma operação policial realizada pela Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac). De acordo com a versão da política, José Nailson teria reagido disparando tiros contra os policiais e acabou ferido durante confronto em operação para resgatar as crianças que estavam sendo mantidas em cárcere privado na zona rural de Porto da Folha.

Mas a advogada Jane Glécia Farias contesta esta versão. Ela informou que já está com os laudos periciais que revelam a causa da morte e assegura que há ainda muitas coisas que precisam ser esclarecidas nesses episódios. A morte de Nailson, conforme a advogada, será alvo de um outro processo judicial, que ela pretende enfrentar na justiça. Mas a advogada prefere não oferecer detalhes para não interferir na estratégia da defesa.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais