Madrugada em Aracaju bate recorde de frio

O clima frio deve permanecer até agosto (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A última madrugada bateu recorde de frio na capital sergipana, chegando a marcar uma temperatura de 19° graus. As quedas de temperaturas em Aracaju tiveram início no mês de junho, quando os termômetros chegaram a oscilar entre 19° e 20°.

"O mais incrível é a queda de temperatura no Município de General Maynard, que está oscilando entre 17° e 18°. É incrível por ser uma cidade do litoral do Estado, mas é característica do clima", informou o coordenador do Centro de Meteorologia Sala de Situações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral.

Segundo ele, o frio que não é muito comum para os sergipanos deve permanecer no decorrer de todo esse mês de julho até agosto. No interior do Estado as temperaturas serão ainda mais frias, chegando a marcar entre 14° e 15° especialmente em regiões de alta altitude, como no município de Simão Dias, e no Povoado Palmares, em Riachão do Dantas e, também, nas cidades de Carira e Nossa Senhora da Glória.

"As frentes frias que chegam com rajadas de vento são características típicas da estação de inverno, assim como outros fatores que são as quedas acentuadas de temperaturas. Todas essas características do inverno devem continuar acontecendo até agosto", explicou Overland Amaral.

Chuvas

Além do frio também será constante a ocorrência de chuvas neste mês de julho e em agosto. De acordo com Overland Amaral, a quantidade de chuva que caiu no Estado de Sergipe no último mês foi acima da média climática. Ou seja, em Aracaju, onde a média é de 220 milímetros de água de chuva, chegou a 340 milímetros.

No agreste, onde a média é de 160 milímetros, a quantidade de chuva chegou a marca de 180 milímetros de água. Já no alto sertão, cuja média é de 110 milímetros, choveu 150 milímetros.

"Já deu para atenuar a situação da seca e regularizar o abastecimento dos principais açudes, como Jacarecica 1 e 2, Ribeira e Cajaíba [Agreste Central], Dionísio Machado [em Lagarto], e Jabibeiri, que fica em Tobias Barreto. Estavam extremanente exauridas e agora estão plenas, cheias com as chuvas", disse Overland Amaral.

Segundo ele, a barragem do Rio Poxim, que tanto controla o abastecimento de Aracaju, como faz o controle de enchentes (vazões para que não hajam desabamentos prejudiciais), também está regular.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais