Manchas de óleo: praias sergipanas estão próprias para banho

Praias sergipanas continuam próprias para o banho (Foto: arquivo Portal Infonet)

Mesmo com o aparecimento de manchas de óleo no litoral de Sergipe, as 20 praias do litoral sul e norte do estado estão próprias para banho. É o que diz o último relatório de balneabilidade realizado pela Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema).

As manchas de óleo surgiram com mais intensidade nas praias da Ilha do Rato, em Pirambu, Barra dos Coqueiros e na Ponta dos Mangues, em Pacatuba, todas no litoral Norte no dia 25 de setembro. Equipes da Petrobras e da Celse fizeram a limpeza das praias.

“Essa substância oleosa foi detectada em todo litoral sergipano, mas nas praias do litoral norte eles estavam mais intensas. Foi feito o procedimento de raspagem nos locais afetados, que é a retirada da parte poluída, e depois fizemos a coleta da água dessas praias e a balneabilidade foi atestada, ou seja, essas praias estão próprias para banho”, afirma Gilvan Dias, presidente da Adema.

As amostras da substância oleosa foram enviadas para análise no Instituto de Pesquisa da Marinha no Rio de Janeiro. A previsão é que até o final do mês os laudos estejam concluídos. “Pela situação, acredito que não demore, mas estamos trabalhando com 25 a 30 dias para conclusão dos laudos. Estamos esperando essa análise para identificar a substância e a sua origem”, diz Gilvan.

Reunião

Nesta terça-feira, 1º de outubro, integrantes de órgãos estaduais de meio ambiente da região Nordeste se reúnem em Recife (PE) para discutir os efeitos e medidas que serão adotadas por conta desse aparecimento de óleo no litoral nordestino.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais