Ministério da Agricultura reduziu dosagem da vacina da febre aftosa

A dosagem da vacina da febre aftosa reduziu de 5 ml para 2 ml na maioria dos estados brasileiros (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Produtores de bovinos e bubalinos de Sergipe deverão ficar atentos para a primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, que acontecerá no próximo mês de maio. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reduziu a dosagem da vacina de 5 ml para 2 ml para a maioria dos estados brasileiros, com exceção do estado de Rondônia. Em Sergipe, a vacinação deverá ocorrer em animais de todas as idades.

A mudança da dose está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que deverá culminar com a retirada total da vacinação no país até 2021. “Diante da retirada do vírus tipo C, cujo vírus encontra-se ausente na América do Sul, assim como a retirada da substância Saponina, não há necessidade de permanecer com a dosagem de 5ml da vacina”, explica a diretora de Defesa Animal e Vegetal da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Salete Dezen.

Segundo a diretora, com a redução da dosagem, a previsão é que ocorreram menos reações nos animais, a exemplo de caroços e inchaço. “Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço no momento de seu armazenamento, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração”, ressaltou.

Salete orienta ainda que os comerciantes que ainda possuem as vacinas com dosagem de 5ml entrem em contato com a Central de Selagem ou procurem o escritório da Emdagro mais próximo e a Superintendência do Ministério da Agricultura para o recolhimento dos frascos. “Com a redução da dosagem para 2ml, fica proibida a comercialização da vacina de 5ml e o comerciante que for flagrado comercializando a dosagem antiga responderá às penas previstas na legislação. O produtor deve ficar bem atento na hora de adquirir a vacina”, alertou Dezen.

O Ministério preparou um manual para orientar a fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa, atualizando a publicação de 2005. A versão digital, contendo orientações aos Serviços Veterinários Estaduais e aos distribuidores sobre a qualidade exigida ao produto, deverá ser disponibilizada ainda esta semana.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais