Vários peixes foram encontrados mortos na manhã desta sexta-feira, 10, nos lagos do Parque da Sementeira, na capital. Essa não é a primeira que o incidente acontece. Nos primeiros meses de 2019 a mortandade aconteceu pelo menos três vezes. De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a mortandade está relacionada às altas temperaturas típicas do verão e o baixo nível da água, que aumentam a salinidade e diminuem os índices de oxigenação.
O presidente da Emurb, Luiz Roberto, informa que desde 2017 a empresa acompanha rotineiramente o controle da qualidade da água. Uma bomba para aumentar o nível de oxigenação foi instalada e despescagens são realizadas para evitar que haja a superpopulação de peixes.
“Os laudos técnicos das últimas análises, feitas em 2019, pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e uma empresa privada, apresentaram resultados satisfatórios, atestando a qualidade da água. Ainda assim, para diminuir o impacto da temperatura nas espécies que habitam o local, principalmente as de menor porte, adotamos outras medidas como a aeração da água, para aumentar os índices de oxigênio”, explica.
Equipes da Emsurb fizeram a retirada dos peixes mortos dos lagos do Parque da Sementeira ainda pela manhã.
Por Karla Pinheiro com informações da Emsurb
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B