Morte de delegado: TJ mantém réu preso e exige vídeos originais

Momento da reprodução simulada da cena do crime realizada pela SSP (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) julgou nesta terça-feira, 10, o habeas corpus interposto pela defesa de Anderson Santos Souza, acusado de matar a tiros o delegado Ademir Melo, da Polícia Civil, crime ocorrido no dia 18 de julho de 2016 no bairro Luzia, em Aracaju. Os desembargadores integrantes da Câmara Criminal do TJ negaram o pedido de liberdade feito pelo réu, mas determinaram a suspensão do processo judicial que tramita na 5ª Vara Criminal até que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) envie os vídeos originais que contêm imagens do local no momento em que o crime foi cometido.

De acordo com o advogado Aloísio Vasconcelos, que atua no processo em defesa do acusado, o vídeo anexado aos autos não está completo. O material anexado aos autos pela autoridade policial, segundo o advogado, teria sido editado e aparece apenas uma parte das imagens, que foram captadas por câmeras de segurança instaladas em prédios da redondeza. “Agora há uma ordem judicial para a autoridade policial juntar as mídias originais, sem cortes”, diz o advogado.

O habeas corpus foi interposto pelos advogados Aloísio Vasconcelos, Alan Sales e Joseph Barreto. Na ótica dos advogados, os vídeos integrais podem colaborar com a elucidação do crime. O acusado chegou a confessar a autoria do disparo da arma de fogo que matou o delegado da Polícia Civil, alegando legítima defesa. Mas, em juízo, ele disse apenas que era inocente e permaneceu calado quando prestou depoimento no Fórum Gumersindo Bessa. Anderson Santos Souza foi localizado e preso no dia 9 de agosto do mesmo ano em que o crime aconteceu.

Divergências

A Polícia Civil concluiu o inquérito policial como latrocínio [seria o roubo de um aparelho de telefone celular que acabou em morte], tese defendida pelo advogado Alonso Campos Filho, que também atua no processo como assistente na defesa dos interesses da viúva Caroline Leão. Para o advogado assistente, não resta dúvida quanto à autoria do crime. “Foi para roubar. Ele é um ladrão costumaz na região e Ademir seria mais uma vítima, como o foi”, diz Alonso.

O advogado garante que não há nada nos autos que modifique o entendimento quanto à autoria, apesar das divergências quanto à motivação do crime. O Ministério Público Estadual acredita na possibilidade de ter sido crime de mando, divergindo do relatório da Polícia Civil.

O processo judicial está na fase das alegações finais. A defesa do réu, além de pedir a libertação do acusado, deixou de apresentar as alegais finais para aguardar o julgamento do habeas corpus. Apesar de negada a liberdade, a defesa computa como vitória o fato do processo ser suspenso e haver uma determinação judicial para a SSP enviar os vídeos sem cortes ao Poder Judiciário. “O réu nega a autoria. A juntada das gravações na íntegra pode-se chegar à elucidação dos fatos. O réu nega, então há dúvida”, diz Vasconcelos.

O promotor de justiça Rogério Ferreira, que atuou no processo representando o Ministério Público, encontrou inconsistências na investigação da Polícia Civil e na época em que analisou os autos revelou ao Portal Infonet que as imagens realmente não teriam sido anexadas aos autos pela autoridade policial. Na época, o promotor revelou que as câmeras de segurança teriam captado imagens precisas de frente à cena do crime e que estas imagens não estariam nos autos.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que o delegado responsável pela investigação aguardará notificação do Poder Judiciário para tratar das demandas do Poder Judiciário junto ao processo.

por Cassia Santana

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais