|
Blitz na Rio de janeiro (Fotos: Portal Infonet) |
A Companhia de Policiamento da Capital (CPTRan) realizou nesta terça-feira, dia 19, uma blitz na avenida Rio e Janeiro com o objetivo de orientar os motofretistas quanto as novas regras impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em Sergipe as novas regras passam a entrar em vigor a partir do dia 1 de julho e os motociclistas que não se adequarem as regras poderão ser multados.
A resolução 356/ 2010 do Contran estabelece requisitos mínimos de segurança a ser utilizado para o motoboy e motofrete. Com as novas regras os motociclistas devem usar colete com faixas reflexivas, as motocicletas devem ter antena aparadora de linha com cerol para a proteção do braço, pescoço e tórax do mototaxista e o uso do mata-cachorro que é um tipo de equipamento que protege o motociclista e o passageiro no caso de uma queda ou acidente.
|
Capitão Fábio Machado diz que as blitz continuam até o dia 28 de fevereiro |
De acordo com o comandante da CPTRan, capitão Fábio Machado, nesse primeiro momento a blitz será educativa. “É preciso que os motociclistas se conscientizem quanto ao uso desses equipamentos para sua própria segurança. O colete por exemplo serve para que o motociclista possa ser visto, porque como é um veiculo menor, os condutores de veículos muitas vezes não enxergam o motociclista. A lei já entra em vigor agora em março, mas decidimos adiar um pouco e a partir de 1 de julho a lei já estará valendo”, diz.
No momento da blitz três motociclistas tiveram as motos apreendidas por dirigir sem habilitação. Ainda segundo o capitão, as blitz continuam até o dia 28 e fevereiro e a previsão é que também ocorra nos municípios sergipanos a exemplo de Itabaiana, Lagarto, Estância, etc.
Quem aprovou a iniciativa foi o motoboy José Augusto dos Santos. “Acho importante essas orientações para a nossa segurança. Por enquanto não sei como a empresa vai proceder quanto aos equipamentos de segurança, mas acredito que vou ter que me adequar”, conta.
Acidente
|
Na avenida Tancredo neves a equipe do Portal Infonet flagrou um acidente motociclístico. Cleverson de Lima Santos conduzia a sua moto de placa NVJ 9458/Socorro quando foi surpreendido por um caminhão.
O motociclista teve ferimentos leves, mas teve que ser atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por Aisla Vasconcelos