
Os taxistas bandeira que operam no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria – estão insatisfeitos com a mudança no ponto de espera dos veículos, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil.
Segundo a SMTT, a alteração foi necessária para evitar a obstrução da área de manobra dos caminhões que abastecem as aeronaves.
No entanto, taxistas afirmam que a medida prejudicou a categoria. Para o taxista Renaldo Basílio, que trabalha há anos no local, não há evidências de que os táxis estivessem de fato atrapalhando a operação dos caminhões.

“A SMTT alegou que estávamos impedindo a entrada dos caminhões de abastecimento, mas nossos vídeos gravados diariamente mostram que isso não é verdade. Se realmente estivéssemos causando transtorno, admitiríamos e buscaríamos uma solução. Estamos lá atrás na avenida. Não tinha necessidade da gente sair de um local com segurança para um local de risco. A gente trabalha para os passageiros que chegam, mas nem a Aena e nem a SMTT nos ajudam nisso”, desabafou.
Um dos representantes do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax), José Airton dos Santos, também criticou a decisão e destacou a insegurança e a falta de estrutura do novo local de espera. “Aquele ponto onde os taxistas aguardavam as corridas existe há mais de 20 anos. Depois que a Aena assumiu a administração do aeroporto, tentou diversas vezes remover os taxistas dali. Agora, a categoria foi deslocada para uma avenida mais distante, sem estrutura e sem segurança”, afirmou.
Airton destacou que o novo local expõe os taxistas a riscos diários. “O taxista fica desprotegido. Se estiver chovendo, não há abrigo adequado. À noite, a insegurança aumenta, pois a região é isolada e pode ser alvo de assaltos. Além disso, há risco de acidentes, pois os veículos estão expostos ao tráfego intenso da avenida”, alertou.
O representante do Sintax também criticou a fiscalização desigual aplicada ao setor. “A SMTT colocou placas proibindo os táxis de estacionar no antigo ponto de espera, mas os carros particulares continuam utilizando a área sem restrições. Enquanto isso, os taxistas, que prestam um serviço de utilidade pública, são penalizados. Nosso veículo é como uma ambulância ou uma viatura: deve ter prioridade, mas, lamentavelmente, a categoria vem sendo prejudicada”, afirmou.
O que diz a SMTT e a Aena
Procurada pela reportagem, a SMTT de Aracaju informou que as mudanças no ponto de espera dos táxis que operam no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria – foram realizadas a pedido da Aena Brasil, empresa administradora do terminal aeroportuário, em decorrência de acordo entre o Ministério Público Federal e a SMTT.
“Importante ressaltar que a área do aeroporto pertence à União, o que significa que a Prefeitura de Aracaju não possui autonomia para definir ou autorizar a atuação dos taxistas no local. Todas as diretrizes relacionadas ao uso do espaço interno do aeroporto são estabelecidas exclusivamente pela administradora do terminal, no caso, a Aena Brasil”, disse o órgão de trânsito.
Ainda segundo a SMTT, no acordo firmado ficou definido que o ponto de embarque do táxi bandeira seria na frente do Aeroporto, onde a Aena reservou três vagas; e o ponto de espera seria na Av. Júlio César Leite, próximo à parada de ônibus.
“A alteração no ponto de espera dos táxis foi motivada por questões operacionais, conforme informado pela Aena, devido à necessidade de reorganização do espaço para garantir um fluxo adequado dos veículos que abastecem as aeronaves”, salienta a SMTT.
Por fim, a SMTT destacou que cumpriu apenas o acordo formulado com o Ministério Público Federal, e que segue disponível para dialogar com a categoria dos taxistas.
Aena
Em nota, a Aena Brasil negou que tenha havido mudança no ponto oficial dos táxis, que permanece em frente ao terminal de passageiros desde 2009. A administradora esclareceu que a SMTT apenas corrigiu o uso de áreas de espera para evitar o estacionamento irregular em espaços de circulação e manobra de veículos de grande porte.
“Não houve nenhuma mudança do ponto oficial dos táxis do Aeroporto Internacional de Aracaju, que permanece em frente ao terminal de passageiros, onde funciona desde 2009, garantindo o atendimento adequado aos usuários do serviço. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está corrigindo o uso de zonas de espera para os veículos que não estão em chamadas. Antes, alguns táxis estavam estacionando irregularmente numa área de manobra e saída dos veículos longos que trafegam pelo aeroporto, espaço inadequado para estacionamento. Essa prática não é mais permitida”, argumentou a Aena.
por João Paulo Schneider
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