Óleo nas praias obriga soltura de filhotes de tartaruga em alto-mar

Aproximadamente 1000 filhotes de tartaruga oliva foram soltos em alto-mar nesta quinta-feira, 10, pelo Tamar Sergipe. A soltura em local diferenciado foi realizada de maneira estratégica para evitar que os animais tivessem contato com as manchas de óleo que atingem a faixa de areia das praias do estado.

O biólogo Fábio Lira, que integra a equipe do Tamar Sergipe, explica que no processo natural, as tartarugas nascem e seguem sozinhas em um trajeto que vai do ninho (na areia da praia) em direção do mar, quando são carregadas pelas correntes marítimas. Como as praias ainda contém manchas de óleo, os biólogos do Tamar decidiram fazer a reintrodução das tartarugas em alto-mar.

As manchas de óleo atingem todos os estados do Nordeste. Em Sergipe, todo o litoral foi atingido e as praias estão impróprias para banho. Um dos locais atingidos, a Reserva Santa Isabel, em Pirambu, é considerado o maior berçário das tartarugas oliva no Brasil. As manchas também atingiram o rio Vaza Barris, em Aracaju, e a foz do Rio São Francisco, em Brejo Grande e Japaratuba. O Estado decretou situação de emergência.

por Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais