Pacto de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica é apresentado em evento

Evento ocorreu na manhã de hoje (Fotos: Portal Infonet)

O Estado de Sergipe passou a integrar nesta semana a lista de estados que aderiram ao Pacto de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. Na manhã desta sexta-feira, 26, um evento realizado no auditório do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), apresentou ao público detalhes da ação que é desenvolvida pelo Governo Federal, e que possui cinco eixos básicos: prevenção, investigação, reparação, participação e transparência.

De acordo com o promotor de Justiça e presidente da Comissão de Promoção dos Direitos LGBTs do MPSE, Francisco Ferreira de Lima Júnior, além das promotorias que irão atuar na comissão, o grupo formado pelo MP “atuará tanto internamente quanto externamente no que diz respeito as políticas públicas voltadas para os LGBTs”, descreve.

O evento contou com a presença da diretora de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Marina Reidel. Para ela, o principal objetivo do Pacto é construir uma rede com os estados, sociedade civil, ONGs, espaços do judiciário e outras esferas, para que hajam avanços no enfrentamento à violência praticada contra a população LGBT.

Segundo Marina, esta é uma pauta que precisa ser discutida com toda a sociedade, para que a cultura da violência e da disseminação do ódio seja desmistificada. “É pensar para além que a gente precisa sobreviver, que temos o direito de ir e vir e muitas vezes esse direito nos é negado o tempo inteiro”, afirma.

Marina Reidel e Francisco Ferreira participaram da atividade

Para ela, o assassinato de Laysa Fortuna, ocorrido na última semana, retrata a violência que as pessoas trans e travestis tem passado diariamente. “Infelizmente são vidas que a gente perde, e aí vem de encontro a necessidade de discutir isso. A adesão do estado hoje é isso mesmo. Infelizmente, foi por conta de uma tragédia, mas que outras tragédias não aconteçam porque precisamos pensar em elementos básicos de educação, saúde, segurança pública, serviço social, e outros pontos que tensos e que o tempo inteiro nos afeta”, declara.

Ela acredita que o quadro de violência LGBTfóbica diminuirá a partir do momento que a sociedade passar a respeitar às individualidades de cada pessoa e que os governos trabalhem para que haja fomento ao acesso às políticas públicas. “O problema é essa cultura que está colocada no Brasil como um todo, de que a travesti deve estar naquela esquina, mas não necessariamente ele precisa estar ali. Ela pode ter a opção da esquina como uma profissão, mas não só essa”, pensa.

por Yago de Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais