Pai acha que filho foi confundido com marginal

Deilson: vontade de continuar os estudos (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Comoção, revolta, tristeza e o grito por justiça dominam o ambiente do velório do estudante Deilson Feitosa Lima, 18, assassinado a tiros dentro de uma escola da rede municipal de ensino em Aracaju na noite da terça-feira, 11. O pintor de auto João de Barros Lima, pai do garoto assassinato, não tem dúvida que o alvo dos tiros seria uma outra pessoa. “Ele nunca fez nada com ninguém, não usava droga, nem tinha motivo para ser morto”, considera o pintor. “Confundiram meu filho, só pode ser isso”, observou.

Matriculado no sétimo ano na escola municipal Letícia Soares de Santana, localizada à rua General Prado, no Santos Dumont, o jovem estava no segundo dia de aula. No ano passado, ele abandonou os estudos, mas retornou neste ano disposto a não fazer novas interrupções. “Ele deixou porque chegava cansado do trabalho, mas este ano ele decidiu voltar aos estudos”, conta o pai. “Ele foi matriculado na mesma escola sem nenhuma restrição”, informou a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação, observando que o aluno era considerado de boa índole.

Local onde estudante foi baleado e morto

A comunidade clama por segurança nas escolas e nos bairros de Aracaju. “Para que fatos como esse não aconteça novamente”, alerta o pai do jovem assassinado. “Aqui a gente fala em vão porque não temos nem saúde, nem segurança. No domingo, mesmo atiraram em um aqui perto, depois atiram em outros dois mais adiante e a gente fica com medo de sair de casa”, observa o servente de pedreiro Jailson Barros de Lima, um dos tios do jovem assassinado dentro da escola.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que o episódio ocorrido na noite da terça-feira, 11, não mudará a rotina nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo a assessoria, a Secretaria de Educação não pode colocar homens armados para fazer a segurança nas instituições de ensino devido às limitações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A equipe da Guarda Municipal, segundo a assessoria, é usada apenas para fazer rondas nas proximidades. “Nem na calçada da escola, a equipe da Guarda pode ficar”, alerta o assessor de imprensa da Semed, Pedro Rocha.

Velório: orações e clamor por justiça

O assessor informa que a Semed se colocou à disposição e que a secretária Márcia Valéria fará visita à família do aluno morto dentro da escola. A escola decretou luto nesta quarta-feira, 12, na quinta, 13 e na sexta-feira, 14. Devido ao feriado e à mobilização nacional dos professores, as aulas retornarão no próximo dia 20, conforme aviso fixado na prota da escola.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais