Poluição pode ter provocado morte de peixes em Itabaiana

Genival Nunes: “Volume de esgoto despejado no açude aumentou muito”
O laudo sobre a morte dos milhares de peixes do açude Marcela, em Itabaiana, só deve sair na próxima semana. A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) é quem está à frente das investigações das causas da morte dos peixes e a principal suspeita é de que a poluição tenha provocado o dano ambiental.

“Com as chuvas o volume de esgoto que é despejado no açude aumentou muito”. explica o presidente da Adema, Genival Nunes. Com isso o nível de oxigênio caiu consideravelmente, em alguns trechos do açude chega a zero milímitros por litro de água. “Se um açude tem função ecológica ou social deve-se evitar o escoamento dos esgotos nestes locais”, ressalta.

Além disso, não está descartada também a suspeita de contaminação por agrotóxico. Segundo Genival, perto do local há produções de hortaliças, onde comumente os agricultores aplicam produtos químicos.  

Pescadores sem sustento

Os peixes começaram a ser encontrados sem vida no início desta semana por pescadores que tiram o sustento do local, de onde também é extraída água para a irrigação de plantações. O açude fica a dois quilômetros da sede do município de Itabaiana e existe há quase 50 anos.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais