Muitos eleitores que não dispõem de veículos particulares optaram pelo transporte público para digitar o voto nas urnas eletrônicas. Apesar da Justiça Eleitoral disponibilizar locais de votação próximo à residência do eleitor, alguns deles não atualizaram o endereço para votar nestas eleições, que está ocorrendo neste domingo, 7, em todo o país. Mas a movimentação está tranquila, sem grandes filas nos terminais de integração e pontos praticamente vazios em alguns trajetos.
Alguns reclamaram do tempo em que tiveram que passar no ponto, aguardando um ônibus. Mas outros revelam que o tempo de espera está equivalente ao tempo que as empresas que exploram o sistema disponibilizam os ônibus aos domingos. “Estou aqui bem há pouco tempo. No outro ponto foi rápido, demorei uns oito minutos aguardando o ônibus para chegar até aqui”, revela a estudante Tainara Barbosa Ramos, 25, que reside no Santa Maria e aguardava o outro veículo no Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) para seguir para o local de votação, no conjunto Augusto Franco.
Mas nem todos que estavam naquele terminal tiveram a mesma sorte. A aposentada Cícera Bezerra, 64, reside na Praia do Abaís, no município de Estância, e está no rol dos eleitores que não atualizaram o endereço do domicílio eleitoral, mantendo o voto no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju. Ela chegou no Terminal Rodoviário, onde saem e chegam os transportes intermunicipais e interestaduais, no bairro Capucho, e estava no DIA, aguardando o coletivo para seguir para o Orlando Dantas. “Nossa, quanta demora. Já tem mais ou menos uma hora que estou aqui e não passa ônibus”, reclamou.
A auxiliar de saúde bucal Sarah Gomes, 38, não reclamou. Ela observa que não demorou muito tempo no ponto do Costa e Silva para chegar ao DIA, onde aguardou o coletivo para seguir para o Siqueira Campos onde vota. “Lá onde peguei, passam vários. Então, não encontrei dificuldade e aqui tem pouco tempo que estou aguardando, o primeiro que passar eu pego”, disse.
O Portal Infonet tentou ouvir o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da capital sergipana que regula o transporte público na região metropolitana, mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.
Por Cassia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B