Prefeitura está monitorando instabilidade climática em Aracaju

Quinta-feira teve períodos de chuva em Aracaju (Foto: arquivo Portal Infonet)

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju esteve em atenção às precipitações ocorridas nas diversas regiões da capital. O monitoramento ocorre de forma permanente, através dos instrumentos pluviométricos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para minimizar riscos e transtornos à população, a partir da atuação integrada dos órgãos municipais.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destacou que houve precipitações intensas, porém com rápido escoamento e sem registro de ocorrências, através do número emergencial da Defesa Civil, 199.  “A chuva que ocorreu no final da manhã de hoje não era uma chuva prevista. No entanto, é um fenômeno comum para o período, com características de  nuvens carregadas, com incidência de ventos, que descarregam e passam com rapidez”, indicou.
O sistema de monitoramento ClimAju possibilitou a visualização, em tempo real, do deslocamento das nuvens, assim como do acumulado gerado em cada região da cidade, diante das precipitações. “ Apesar da intensidade, foram identificados poucos pontos de alagamento e não houve problemáticas relacionadas aos canais, com rápido escoamento da água. Esse fato revela a fluidez no sistema de drenagem , que se encontra desobstruído em razão das ações preventivas”, destacou o secretário da Defesa Social.
De acordo com informações do sistema de monitoramento, nas últimas 24h, o acumulado na capital chegou a 20,2 mm de chuva. Já nas últimas seis horas, o acumulado foi de, aproximadamente, 14mm.
Apesar de não haver avisos ou alertas dos centro de meteorologia, as equipes da Defesa Civil permanecem em atenção para eventuais necessidades. As equipes podem ser acionadas, em caso de emergência, através do número 199, que funciona 24h.
Fonte: Semdec
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais