Presídio: CCEP considera exageradas denúncias

Presídio é inspecionado pelo CCEP (Foto: Ascom/Sejuc)

O Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP) divulgou o relatório preliminar da inspeção realizada na semana passada no Complexo Penitenciários Manoel Carvalho Neto (Copemcan). Segundo o presidente do Conselho, José Raimundo de Souza, é inverídica a grande maioria das denúncias, que envolvem alimentação estragada e comercialização de aparelhos de telefone celular no presídio com a conivência de dirigentes da unidade.

O presidente informou que não conseguiu identificar o detento que fez as denúncias por meio de uma emissora de rádio, assim como descartou a possibilidade de envolvimento de presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo articulando fugas e rebeliões no presídio. “O que existe é a superlotação e insatisfação de internos que não concordam com aqueles que têm uma boa relação com a direção do presídio”, considerou o presidente do CCEP.

O diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Manoel Lúcio Neto, confirma a superlotação. Segundo a estatística da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o Copemcan abriga 2.010 detentos, em espaço com capacidade apenas para 800 vagas, segundo contabilidade do Conselho da Comunidade na Execução Penal.

O diretor do Desipe garante que o Governo do Estado já está adotando providências para ampliar o número de vagas no Estado. Entre as medidas, Manoel Lúcio destaca a construção de um presídio em Estância, onde 30% das obras já estão concluídas, com 195 vagas, outro em Areia Branca com 250 vagas e a reforma e ampliação do presídio de Tobias Barreto, que abrirá novas 170 vagas.

O presidente do CCEP informou que o relatório é preliminar porque há necessidade de ouvir outras pessoas. Na relação estão incluídos, segundo o presidente do Conselho, oitiva de agentes penitenciários, outros detentos, familiares deles e também do radialista que divulgou a gravação com a voz do suposto detento, que fez as denúncias na emissora de rádio.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais