A primavera este ano em Sergipe será de temperaturas mais elevadas e estiagem, com máximas de 37º a 38º, principalmente nos municípios do sertão sergipano. As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas. A nova estação teve início às 3h50 da madrugada deste sábado, 23.
“No início da primavera, teremos resquícios do inverno, com possibilidades de chuvas isoladas e leves, mas no fim, entre outubro e novembro, a estação assumirá uma característica semelhante ao verão, com temperaturas mais quentes e maior insolação”, explica o meteorologista Overland Amaral.
A estação também será marcada pelos efeitos do El Niño, que provocará o aquecimento das águas do pacífico, propiciando uma alta pressão do ar e nuvens mais dispersas, diminuindo as chuvas na região. Outro fenômeno que será observado no início desta primavera é uma forte onda de calor que passará pelas regiões centrais e norte do país, chegando ao norte de alguns estados do Nordeste, sem incidência no litoral da região nordeste e em Sergipe.
Tais efeitos climáticos observados neste encerramento do inverno e início da primavera são consequências das mudanças climáticas por todo o planeta, que traz um clima de temperaturas mais quentes.
Com informações da ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B