Projeto Rede lançará cartilha de agroecologia no dia 3 de maio

Evento acontece dia 3 na UFS (Foto: Divulgação)

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza evento de lançamento da Cartilha de Saberes e Práticas Agroecológicas, na Universidade Federal de Sergipe, dia 03 de maio, a partir das 9h no Auditório da Didática V da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão.

Na programação, palestras para compartilhar experiências de práticas agroecológicas, roda de conversa com mestras e griôs da sabedoria popular e tradicional, e um café com broa e prosa.

De acordo com Thiago Vieira, engenheiro florestal e técnico em agroecologia, a cartilha é um produto coletivo feito, a partir das ações de agroecologia desenvolvidas pelo projeto tais como, os quintais produtivos, rodas de conversa, palestras de educação ambiental e oficinas para produção de viveiros florestais. “A cartilha reúne algumas dessas práticas, que visam sensibilizar as mulheres sobre as consequências danosas das técnicas de cultivo baseadas na adubação química e uso de agrotóxicos. E mais do que isso, ela expressa os avanços e os desafios das mulheres da Rede em direção à agroecologia e da sustentabilidade”, afirmou.

O destaque desse material é o protagonismo das mulheres da Rede durante o processo de produção. Os lugares, as receitas, as histórias, as personagens. São elas. Tudo foi feito respeitando a sabedoria e a trajetória de cada uma. Para Dona Maria Auta, “não tem felicidade maior do que se reconhecer em um trabalho bonito como esse”, disse.

Programação:

9h – Palestra “Práticas agroecológicas, construindo soberania e segurança alimentar”

Convidados:

Thiago Vieira – Engenheiro Florestal do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe

Daniela Bento – Historiadora e ativista social (SASAC/ASA)

Iva Melo – Pedagoga especialista em gestão escolar e ativista em manejo da caatinga (SASAC)

10h – Café, broa e prosa

10h15 – Lançamento da Cartilha de Saberes e Práticas Agroecológicas

Convidada:

Iraci Sena – Agricultora e educadora popular, de Baixa Grande/Pirambu

11h30 – Roda de conversa “O conhecimento popular e tradicional feminino”

Convidadas:

Dona Zefa da Guia – Parteira e rezadeira, da Serra da Guia em Poço Redondo

Maria Creuza – Griô, da comunidade de Porteiras/Japaratuba

Fonte: assessoria do evento 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais