Residencial já tem problemas por oito anos (Fotos: Portal Infonet)
Uma equipe de Defesa Civil Estadual realizou na tarde desta terça-feira, 11, uma vistoria no Residencial José Figueiredo Barreto devido ao aparecimento de rachaduras e problemas de infraestrutura nos prédios. De acordo com os moradores, a situação já se prolonga por mais de oito anos.
O residencial faz parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, e há cerca de oito anos vem apresentando diversos problemas estruturais.
De acordo com o morador de um dos prédios, José Carlos Serafim, muitas medidas paliativas já foram feitas, mas a
situação só vem piorando. José Carlos diz que fez diversos medidas paleativas
“No dia 3 de março de 2009 demos entrada junto ao Ministério Público Federal (MPF), em uma ação judicial contra a Caixa e a construtora para que esses problemas fossem resolvidos. Enquanto isso, os rachaduras nas paredes e no piso só aumentavam. A gente passa cimento, ajeita de um lado, mas não adianta nada”, explica o morador.
Sentença
De acordo com o Procurador da República que acompanha o
caso, Rômulo Almeida, após duas audiências sobre o caso, em 22 de dezembro, o MPF apresentou sentença favorável aos moradores do residencial. Procurador informa que decisão judicial foi favorável aos moradores
“Como foi comprovado que as pequenas reformas não vinham tendo efeito prático, a justiça determinou a devolução do dinheiro que os moradores investiram na compra do apartamento, a rescisão do contrato, além de uma indenização de R$ 20 mil para cada família”, explica.
O secretário executivo da Defesa Civil Estadual, Major Mateus esclarece que os engenheiros da empresa estão
fazendo vistorias no prédio para que seja elaborado um laudo pela Defesa Civil onde estarão descritas todas as irregularidades de infraestrutura no local. Morador mostra rachadura na parede
“A impressão visual que temos das irregularidades do prédio é muito ruim. Dependendo deste laudo, saberemos em até 24h se será necessário retirarmos os moradores do prédio. Não podemos tomar decisões precipitadamente”, afirma o Major Mateus.
Já o engenheiro da JNunes Construtora, Silvio Ricardo, informa
que a partir desta quarta-feira, 12, serão iniciadas as vistorias. Major Mateus, da Defesa Civil Estadual
Por Victor Hugo
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B